Política

Vereadores solicitam anulação de decisão da Celesc que suspende serviços de plantão em Lauro Müller

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo de Lauro Müller foi realizada na noite desta segunda-feira (4). Entre as proposições debatidas na sessão, está o requerimento 11/2016, de autoria de todos os vereadores, que solicita o envio de ofício ao governador do estado Raimundo Colombo, ao diretor presidente da Celesc, Cleverson Siewert e ao diretor de distribuição, James Alberto Giacomazzi, que anulem a decisão que suspendeu, no último dia 1 de abril, os serviços de plantão da Celesc no município.

Conforme o documento há aproximadamente 30 anos o município de Lauro Müller contava com este serviço da Celesc. “O atendimento às emergências passou a ser atendido por profissionais de Criciúma, que fica localizado a aproximadamente 60 quilômetros de nosso município. No caso de necessitar de atendimento, a população terá que esperar no mínimo uma hora, até que o profissional chegue a Lauro Müller. Tempo que antes era de apenas dez minutos, para que a equipe estivesse no local da ocorrência”, justificam os vereadores.

Ainda conforme a justificativa apresentada no requerimento, o município de Lauro Müller cresceu significativamente nos últimos anos, registrando também o aumento de clientes da Celesc, entre eles principalmente empresas, que não podem ficar a mercê do tempo de deslocamento da equipe de plantão de Criciúma até Lauro Müller.

Confira os demais assuntos discutidos nesta sessão:

Expediente

Deu entrada na Câmara na sessão desta segunda-feira o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2016, que Dispõe sobre estruturação e organização do Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, e dá outras providências.

Indicações

Nº 48/2016 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, construir caixas coletoras de águas pluviais e pavimentar com lajotas a Rua Miguel Heindrickson, no Bairro Içarense.

Nº 49/2016 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, atender, conforme a Lei 1811/2014, "Da porteira para dentro", a propriedade rural da produtora de aves Elízia Carrer, em Rio Capivaras Alto, divisa com Rio Capivaras do Meio.

Nº 50/2016 do Vereador Ronaldo da Silva, Trocar a rede de tubulação por tubos de maior diâmetro, na Rua 9 de Abril, próximo a residência do senhor Rodinei Just, no bairro Arizona.

Nº 51/2016 do Vereador Ronaldo da Silva, utilizar os prédios das antigas escola municipais de Quilômetro Doze e Mina Nova em beneficio das referidas comunidades.

Nº 52/2016 do Vereador José Cambruzzi, a construção de drenagem, com tubulação de concreto de 80 cm, defronte a residência do popular "Lindinho Fieira" até do início da pavimentação da Rua João da Silveira, em Itanema.

Pedido de Informações

Nº 13/2016 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, se o veículo, modelo Étios, marca Toyota, da Secretaria Municipal de Saúde, é exclusivo do gabinete da secretária ou também está disponível para o transporte de pacientes, quando necessário.

Nº 14/2016 do Vereador Ronaldo da Silva, Quais as ruas do bairro Arizona que foram reformadas com lajotas ou paralelepípedos neste período? Justificativa: Recebemos nesta Casa resposta do Executivo Municipal, através do oficio nº GP/045/2016, a uma proposição deste Vereador, aprovada em 26/10/2015 e somente respondida no dia 30/03/2016, mas sem esclarecimento sucinto desejado.

Ordem do Dia

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 9/2016 de autoria do Executivo Municipal, que "AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR AUXÍLIO FINANCEIRO, MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO À ASSOCIAÇÃO MUSICAL SANTA BARBARA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Pronunciamentos

A Tribuna, espaço destinado para as manifestações pessoais dos vereadores foi ocupada por Alan Jung Crocetta, Daniel Mazon, Ronaldo da Silva, Ema Hofmann Benedet, Manoel Leandro Filho, José Cambruzzi, Everaldo Ferreira da Silva e Helder Velho.

Confira o áudio desta sessão na íntegra.