Geral

Via Crucis é inaugurada no Morro da Cruz

FCC objetiva fomentar o turismo religioso em Criciúma

A Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro até o próximo domingo, com a presença do Papa Francisco, propaga a fé católica em todo o Brasil. Em Criciúma, a construção das 14 estações no bairro Mina União foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26), para destacar a religiosidade que é muito forte na região.

Muitos moradores participaram do ato. Entre eles, esteve o aposentado José De Mattia, de 85 anos que reside na comunidade há 65 anos ficou muito feliz. Ele contou que o local é bastante frequentado por fiéis da igreja católica e que na semana Santa, o público costuma triplicar. “Ficou muito bonito aqui, estamos vendo nossa região ser considerada importante e crescer a cada dia”, comentou.

Da mesma forma, o vereador Salésio Lima, também morador daquela região relatou o quanto os fiéis católicos aproveitam o espaço para orações. “Nós já ocupávamos este local para oração quando não tinha nada, agora iluminado e com a Via Crucis, temos a ideia de contribuir para fazer ainda mais pelo turismo religioso desta região”, pontuou.

O crescimento da peregrinação foi lembrado pelo vice-prefeito Verceli Coral. Ele destacou que sem fé, não é possível se chegar a lugar algum e as pessoas sabem disso. O presidente da Associação de Moradores, Ageci Xavier agradeceu pela obra executada na comunidade. “Temos muitas coisas bonitas por aqui que não eram lembradas, não tinham sido revitalizadas e agora as coisas começaram a acontecer, estamos muito contentes”, disse ele.

Aproveitando as palavras do representante da comunidade, o subprefeito do Distrito do Rio Maina, Lauro Pirolla, garantiu que esta ação é uma de muitas que ainda devem ser realizadas naquela região. Ele aproveitou o momento para anunciar que em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma, outros espaços públicos nos bairros de abrangência do grande Rio Maina, também receberão atenção e revitalização onde for necessário.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Luiz Zappelini, relatou as ações de sua pasta nas comunidades próximas. “Pedimos que as pessoas zelem por este local. A fé de todos é fundamental e por isto construímos a via sacra, o espaço é da comunidade, vocês receberão muitos peregrinos que devem visitar este espaço”, lembrou.

Para o prefeito Márcio Búrigo, a obra é uma conquista não só de Criciúma, mas, de toda a região Sul. Ele destacou que o local aqui é lindo, tem uma vista encantadora e a cruz uma simbologia muito forte. “Devemos exercitar a fé, a caridade e a esperança, sempre”, concluiu.

Colaboração: Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma

  • 15cf2da70b791621738b2ff17e1de741
  • p180du1hc91uu313n21ks813e1hda3
  • p180du1hc9fba1lkt17ms6oh11134
  • p180du1hca1k771m8l1rcq1jmf4h85
  • p180du1hcan5hmk8fm711721ant6