Trânsito

Vias laterais recebem sinalização na BR-101 Sul/SC e na entrada e saída da SC-390

Vias laterais recebem sinalização na BR 101 Sul SC e na entrada e saída da SC 390

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

As alças laterais, em construção no km 337,4 da BR-101 Sul catarinense, começam, nesta semana, a receber a sinalização rodoviária definitiva. O conjunto de placas, painéis e faixas sobre pavimento vão orientar o fluxo de veículos e pedestres com a retirada dos elementos de sinalização usados para o período de obras. As ruas laterais servem de ligação entre a rodovia federal e os bairros de Fábio Silva e São João (margem direita), bem como a entrada e saída da SC-390, rota entre a serra e o litoral.

As duas alças estão liberadas desde o início de março, quando a aplicação do pavimento asfáltico foi totalmente finalizada. Com a liberação ao tráfego de veículos, os trabalhos continuam para finalização das calçadas e sistema de escoamento pluvial (água da chuva). Com isso os motoristas precisam atentar e respeitar o espaço de obras, onde os trabalhadores e equipamentos que seguem alocados.

As frentes de serviço estão sinalizadas e identificadas, requerendo atenção redobrada principalmente ao acesso à SC-390 feito pela pista da esquerda (acesso pelo sentido Sul-Norte). As atividades vão continuar nos próximos dias, com as condições de tempo estáveis, já que todos os trabalhos são feitos em área aberta.

As mudanças em andamento nas alças, ruas laterais e bordos da SC-390 fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental da BR-101. Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual.

Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado à velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

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