Geral

VÍDEO: Corpo de Bombeiros de Orleans realiza formatura do CAAE e promoção de bombeiros comunitários

Os 19 formandos, em suas horas de folga, de maneira voluntária e não remunerada, irão auxiliar a Corporação de Bombeiros.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Uma cerimônia realizada no fim da tarde desta quarta-feira (5), no 3º Pelotão de Bombeiros Militar, em Orleans, marcou a entrega de promoção de bombeiros comunitários e a formatura do Curso Avançado de Atendimento de Emergência – CAAE.

A promoção tem como objetivo representar um marco na vida dos bombeiros comunitários. Além disso, significa o reconhecimento das atividades desenvolvidas, servindo de estímulo para que o caminho continue a ser percorrido, demonstrando experiência, renovando os quadros e criando motivação em realizar a atividade. Os profissionais são promovidos por mérito intelectual e merecimento.

A Júnior Classe 3, foram promovidos 13 bombeiros comunitários, a Junior Classe 2, foram promovidos três e, a Junior Classe 1, foram promovidos oito. A Sênior Classe 3, foi promovido um bombeiro comunitário; a Sênior Classe 2, foram promovidos cinco; e a Sênior Classe 1, foi promovido um.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O tenente coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, comandante do 8° BBM, os parabenizou e enalteceu a importância do trabalho de cada um.

“Esse evento carrega uma série de significado para nós. Aos nossos bombeiros comunitários promovidos, o nosso obrigado por terem se dedicado tanto para aprender, por abdicarem de seu tempo livre, do convívio da família, pelo voluntariado e também por se colocarem à disposição para auxiliar a comunidade”, afirmou.

O projeto Bombeiros Comunitários foi adotado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 1997. Ele consiste na participação de pessoas da comunidade, em suas horas de folga, de maneira voluntária e não remunerada, auxiliando a Corporação de Bombeiros nos atendimentos emergenciais ou realizando a prevenção de acidentes e sinistros em seus locais de trabalho e residências. Neste ano, o CAAE foi iniciado em 28 de maio, com 30 alunos, em uma carga horária totalizada em 344 horas/aulas. Foram aprovados 19 alunos, aptos a prestarem os primeiros atendimentos.

“O nosso obrigado também aos novos bombeiros comunitários que hoje se formam e recebem seus certificados, que também ouviram o nosso chamado, aceitaram o nosso convite e vieram aprender a salvar, a estender a mão amiga a quem precisa. Tê-los conosco é uma grande honra. Cada um que recebe hoje o certificado foi porque mereceu. Vocês, que vêm somar o seu tempo, dedicação e vontade de servir, sejam bem-vindos à família do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina”, ressaltou o tenente coronel BM Marcos Aurélio Barcelos.

Ao fim do evento, foi realizado o tradicional batismo dos formandos:

Também estiveram presentes na solenidade, o capitão BM André Corrêa de Araújo, comandante da 3ª CIA/8° BBM; o sargento BM Fábio Claudino Ferreira, comandante do grupamento de Armazém; o 1º tenente Henrique José Schuelter, comandante do Pelotão de Laguna; o 1° tenente BM Bruno Souza de Albuquerque, chefe da SAT do 8º BBM; o comandante da Polícia Militar de Orleans, 2º tenente Henrique Carrer Arent; o padrinho de turma, Delton Baggio; o vereador Lucas Librelato; o chefe de gabinete municipal de Orleans, Gabriel Bianco; o delegado de Polícia Ulisses Gabriel; e o reitor do Unibave Élcio Willemann.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de 15 jogos completos adquiridos – com capacete, botas, luvas entre outros equipamentos modernos – que garantirão mais conforto e segurança aos profissionais. O investimento é fruto de convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Orleans. “Os recursos das taxas de segurança contra incêndio e análises de projetos são arrecadados no município e aqui permanecem para que sejam investidos em nossa Organização. Se temos viaturas novas e bombeiros equipados, é porque este recurso está sendo aplicado diretamente em nossa comunidade”, observou.

[soliloquy id="309413"]

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos