Caso começou como sequestro falso em Florianópolis e terminou em Içara, onde a Polícia Civil descobriu que a “refém” seria levada para um cativeiro no RS.
Foto: Polícia Civil
O caso que mobilizou equipes da Polícia Civil entre Florianópolis e o Sul do Estado ganhou contornos inesperados e terminou com duas mulheres presas em Içara. Em vídeo divulgado pela corporação, o delegado Anselmo Cruz, da DRAS/DEIC, detalha como uma falsa vítima acabou se tornando alvo de um sequestro real planejado pela própria comparsa.
A investigação começou na manhã de quinta-feira (20), quando a mãe de uma mulher de 33 anos procurou a polícia na Capital afirmando que a filha havia sido sequestrada. Ela apresentou mensagens enviadas por um número desconhecido exigindo R$ 7 mil e mostrando fotos da suposta vítima amarrada. Segundo o relato, a filha era viciada em jogos online e acumulava dívidas com agiotas do Rio Grande do Sul.
A Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS/DEIC) assumiu o caso e logo descobriu que a mulher não estava em cativeiro algum. Ela havia passado a noite em boates de Florianópolis ao lado de outra mulher, de 32 anos, com quem, segundo as investigações, havia combinado simular o sequestro para extorquir familiares e conhecidos.
A reviravolta veio logo em seguida. A Polícia Civil descobriu que a segunda mulher, proprietária de um prostíbulo em Porto Alegre, tinha arquitetado um plano paralelo: ela estava levando a comparsa para o Rio Grande do Sul, onde pretendia colocá-la em um cativeiro real. Ou seja, a falsa vítima se tornaria refém de verdade sem saber.
As duas foram localizadas em um posto de combustíveis às margens da BR-101, em Içara, onde os policiais esclareceram toda a trama. A investigação mostrou que o caso começou como extorsão simulada, evoluiu para uma emboscada e terminou com a prisão das duas envolvidas.
Segundo o delegado Anselmo Cruz, que aparece no vídeo explicando a dinâmica do caso, a rápida atuação das equipes impediu que o sequestro real fosse consumado e permitiu esclarecer toda a sequência de reviravoltas.
As duas mulheres foram autuadas por extorsão e encaminhadas para audiência de custódia. A Polícia Civil segue investigando o possível envolvimento da segunda suspeita em outros crimes no Rio Grande do Sul.