Poderes Municipais

VÍDEO: Prefeito Valdir Fontanella avalia 2017 como o ano da superação em Lauro Müller

Em entrevista ao Sul In Foco, o líder municipal detalhou ações frente à prefeitura, tornando a cidade referência em gestão de recursos públicos.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O empresário e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella afirma ter encontrado dificuldades nos primeiros meses de gestão frente à prefeitura neste ano de 2017. E como agravante, o temporal que destruiu estradas e deixou famílias desalojadas, dificultou ainda mais o início do trabalho frente à prefeitura. Passados 12 meses, a realidade segundo ele, é bem diferente.

Em entrevista ao Portal Sul In Foco, Fontanella avaliou sua gestão como prefeito neste primeiro ano de mandado.

Confira:

O início

“Hoje podemos dizer que foi um ano bom, mas no início balançamos sobre o futuro da cidade. A situação financeira era caótica. Na prefeitura, 63% da arrecadação da cidade estava comprometida com folha de pagamento e empresas buscando na Justiça o sequestro do dinheiro público junto as contas do município. Não tínhamos outra saída a não ser realizar grandes mudanças, em especial junto aos servidores”, lembra.

Ainda segundo Valdir, o temporal do dia 05 de janeiro foi um fator agravante para a cidade. Em meio às dificuldades, Lauro Müller se tornou modelo para a Defesa Civil Estadual. “ Conhecemos o órgão e fomos prontamente atendidos. Entre os pedidos atendidos, recursos para a construção de sete pontes, onde algumas já estão instaladas e outras em processo de liberação. Além disso, implantamos o projeto Defesa Civil nas Escolas, formando mais de 120 alunos que receberam orientações em casos de adversidades climáticas. Estamos preparando nosso povo para lidar com tais situações, principalmente na prevenção”, destaca Fontanella.

Tecnologia aliada à gestão

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Dois setores da prefeitura tiveram suas informações interligadas e dados armazenados através de programas de computadores: saúde e garagem municipal

Conforme Fontanella, essas mudanças resultaram em maior eficiência e controle de gastos de recursos públicos. “Na saúde, interligamos todas as informações entre as Unidades de Saúde. Um software também interligará o Hospital Municipal com o sistema de informações evitando assim desperdício de exames entre uma unidade e outra. Vamos fazer com que as pessoas tratem a saúde com seriedade, já que também estamos tratando. Queremos sempre melhorar a saúde”, relata.

Na garagem, a utilização de peças para os veículos e o abastecimento da frota também tem suas informações computadas através de programas de computador. “Não tínhamos anotações de nada. Os motores dos veículos passaram a fundir em função da falta de manutenção. Filtros de ar de veículos que nunca foram substituídos. Fizemos um centro de distribuição para economizar mais e ter a origem de onde vem e para onde vai cada produto. Informatizamos a bomba de combustíveis. Nesse, observamos uma redução de aproximadamente 25% custo”, destaca Valdir.

Reorganização e investimento na saúde

Como nos outros setores, a saúde também passou por mudanças, em especial na distribuição de medicamentos, consultas, cirurgias e gestão do Hospital Municipal. “Não temos mais falta de medicamentos e um novo local para a secretaria de saúde é buscado para atender melhor o cidadão. No hospital municipal, melhoramos o atendimento e trouxemos de volta à cidade o médico Dr. Irani Alberton, que nos ajudou na realização de pequenas cirurgias. Outros dois médicos de Criciúma, contribuíram para atender uma fila de espera por cirurgias ortopédicas desde 2014 e, hoje está zerada. Foi um avanço muito forte na saúde. Não sabemos que será o próximo gestor, mas independentemente, temos que ter no mínimo uma saúde digna para a população”, enfatiza Valdir Fontanella.

Educação qualificada

O sistema de ensino implantado e a capacitação dos professores contribuiu para a melhora neste setor durante no ano, conforme o prefeito Valdir. “Implantamos o sistema de apostila Positivo junto à educação infantil da rede municipal de ensino. Entendemos que a educação é tudo. Só assim teremos grandes profissionais no futuro. Investimos na reciclagem dos professores e temos que buscar espaço para alunos. Tínhamos este problema, principalmente para atender as crianças em creches no qual a fila era enorme. Hoje, isso foi resolvido. Também estamos construindo duas salas de aula na Escola Municipal Hilário Pescador, no bairro Sumaré. Não tínhamos terreno disponível e ainda, compramos um terreno próximo à escola para futuras instalações”, lembra o prefeito.

Estradas recuperadas

Conforme Valdir Fontanella, a situação das estradas era preocupante. “Estavam sucateadas. Não tínhamos acessos. Nossos agricultores pediam constantemente para que fossem melhoradas. Na garagem municipal, estávamos com 12 motores de caminhões, máquinas e ônibus fundidos. Sem barreiras de cascalho e saibro. E, depois disso tudo, começamos do zero e graças a competência de toda a equipe hoje temos as barreiras regularizadas e as estradas estão ótimas”, enfatiza Valdir.

Valorização do servidor

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O primeiro ano da nova gestão Lauro Müller também foi marcado por grandes mudanças na área administrativa. Segundo Fontanella, a mudança no regime contratação do servidor foi a mais impactante. “A mudança do regime foi a mais forte. Entendemos que é necessário e viável para as pessoas. Os resultados positivos já foram sentidos pelos servidores com a mudança. Aqueles que trabalhavam mais braçal, vimos que precisavam ganhar mais para tratar bem suas famílias. Esses trabalhadores se expõe ao ar livre e não podem ganhar salários de R$ 900. Os gestores que passaram não tiveram essa consciência, mas eu tive e vou fazer ainda mais durante esses três anos. Tenho certeza que as pessoas agradecerão por esta mudança”, lembra.

Prioridades para 2018

Ao final da entrevista, o prefeito municipal Valdir Fontanella destacou as mudanças que acontecerão já no início de 2018, principalmente na área de infraestrutura da cidade. “Vamos fazer a ligação asfáltica do Guatá até a ponte do Rio do Rastro já nos próximos meses. Já na área central da cidade, estamos pleiteando um financiamento para melhorar o paisagismo, colocação de camada asfáltica onde há lajotas e a uniformização das calçadas. Tudo isso para a nossa cidade ficar mais bela e bonita”, destacou.

Fontanella ainda lembrou o evento de Natal que encantou a todos e agradeceu os envolvidos na organização. “Agradecer aos nossos servidores que se empenharam e embelezaram nossa cidade neste Natal. O comércio vendeu mais, os lojistas inovaram e decoraram suas lojas, tudo isso para que as pessoas comprassem aqui na cidade. Vamos fazer uma cidade cada vez mais forte e bonita e fortalecer também o turismo. Os visitantes se encantam e se encantarão por nossa Lauro Müller”, finaliza.

Notícias Relacionadas

TRF4 manda afastar do cargo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, preso na Operação Chabu

Determinação é que fique 30 dias fora das funções e não faça contato com demais suspeitos de envolvimento na operação. PF investiga a violação de sigilo de operações policiais

Garis participam de café comemorativo com prefeito em celebração ao dia da profissão

O prefeito Valdir aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.

Prefeito de Orleans revoga decreto de desapropriação das terras do Instituto Leonardo Murialdo

A revogação ocorreu após acordo entre a Administração Pública e o Instituto. Cerca de cinco hectares de terras foram doados à Prefeitura de Orleans.