Geral

VÍDEO: Surfistas salvam filhote de baleia preso em rede de pesca em Laguna

A mãe do filhote acompanhou o procedimento, que levou aproximadamente três horas e foi bem-sucedido.

Foto: Reprodução / Divulgação

Dois surfistas retiraram um filhote de baleia-franca que estava preso a uma rede de pesca no fim da tarde desse domingo, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. A mãe do filhote acompanhou o procedimento, que levou aproximadamente três horas e foi bem-sucedido.

Por causa do conhecimento que têm do local e pela experiência em mergulhos na região, João Baiuka e Fhilippe Peixoto foram acionados por pessoas que avistaram as baleias. Eles foram até o local com uma moto aquática e coletes salva-vidas. Depois de três horas na água, conseguiram cortar a rede e salvar o filhote, que voltou ao mar acompanhado da mãe.

Procedimento é de alto risco

De acordo com os órgãos que participam do Protocolo de Encalhes e Enredamentos da APA da Baleia Franca, embora o resgate tenha obtido êxito, a prática é de alto risco e não deve ser tentada por pessoas sem experiência.

A recomendação para casos assim é registrar o fato com imagens, informando local, data e horário à equipe da APA (no telefone ou Whatsapp 48 99170-5077) ou aos parceiros no Protocolo de Encalhes e Enredamentos da APA da Baleia Franca, como Ibama e a Polícia Militar Ambiental.

Veja vídeo

Com informações do site Diário Catarinense

Notícias Relacionadas

Caminhoneiro é resgatado após ficar seis horas preso em cabine durante acidente na BR-101

Motorista teve as pernas esmagadas durante tombamento do veículo. Bombeiros de Tubarão, Jaguaruna e Samu de Morro da Fumaça atuaram no socorro à vítima.

Corpo de jovem é encontrado na Praia do Rosa, em Imbituba

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Após ficar trancado sob pedras por 12 horas, cão é resgatado pelos bombeiros em Tubarão

Por volta de 7 horas desta quinta-feira (03), o cão já estava de volta e sem ferimentos, aos braços da moradora que agradeceu a guarnição pelo socorro prestado.