Segurança

Vídeos: Ruas de Gramado estão rachando e bairros inteiros estão sendo evacuados

A prefeitura de Gramado já tinha decretado situação de emergência por conta das fortes chuvas na cidade

Fotos e vídeos: Reprodução Redes Sociais

As ruas da cidade gaúcha de Gramado estão “rachando ao meio”. Os inúmeros registros que circulam na internet nesta quarta-feira (22) mostram estragos que assustam moradores e turistas da região, que foi assolada por fortes chuvas nos últimos dias.

Os registros mostram ruas que tiveram aberturas enormes no asfalto, além de estragos como destelhamentos e quedas de árvores. (Assista aos vídeos abaixo)

Questionada, a Defesa Civil de Gramado respondeu que ainda não pode dar certeza do que causou as rachaduras. Isto porque, segundo a pasta, profissionais do órgão ainda estão fazendo estudos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Uma turista da cidade, que preferiu não ser identificada, disse que só se fala nisso nas ruas. Apesar de a parte central estar mais “escondida” das tragédias, os moradores seguem assustados.

“Viemos passar as férias e estamos assustados com o que tem acontecido. Apesar de nas partes mais turísticas estar ‘tudo bem’ quando nos afastamos um pouco, nem dois minutos dos locais, vemos cenas assustadoras”, conta.

Mais relatórios

Segundo a prefeitura de Gramado, um grupo técnico do município está concluindo a elaboração dos relatórios das vistorias realizadas no sábado (18), domingo (19) e na segunda-feira (20), quando as visitas foram acompanhadas por técnico da empresa Azambuja Engenharia e do Serviço de Emergência da FEPAM, com a Prefeitura no bairro Três Pinheiros, Travessa das Azaleias no bairro Planalto, o Loteamento Orlandi na Várzea Grande e a Rua Nelson Dinnebier no bairro Piratini.

A empresa Azambuja Engenharia deve entregar um parecer e um plano de trabalho sobre as áreas visitadas ainda nesta semana, que terá como base o trabalho desenvolvido pelos técnicos das secretarias.

Outra equipe, também composta por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria do Planejamento, está vistoriando hoje locais que ainda não tinham sido visitados, como a Linha 28, Linha Ávila e o bairro Prinstrop.

Vale ressaltar que aproximadamente 100 famílias estão fora de suas residências e ainda não há previsão de liberação para retorno às casas.

Emergência

A prefeitura de Gramado já tinha decretado situação de emergência por conta das fortes chuvas na cidade, pouco antes das mortes serem registradas.

Assista aos vídeos:

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+