Geral

Vigilância em saúde promove feira de cães em Imbituba

Os animais, que não sofriam maus tratos, mas viviam de forma acumulada em uma residência, foram recolhidos pelos fiscais do município por determinação da justiça.

Foto: Divulgação

Dez cães, devidamente tratados e castrados, que estão sob custódia da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Imbituba, serão colocados para adoção nesta quarta-feira (22). Os animais, que não sofriam maus tratos, mas viviam de forma acumulada em uma residência, foram recolhidos pelos fiscais do município por determinação da justiça. A feira vai acontecer no estacionamento do Supermercado Althoff, no centro da cidade, a partir das 14 horas.

“Esses cães não são de rua. São os cachorros que apreendemos por ordem judicial. Até conseguirmos novos donos para os animais, esperamos fazer a feira periodicamente. Mas, quem ficar interessado e quiser conhecer os animais em outro horário, pode procurar a Vigilância em Saúde no período da tarde, falar com a nossa veterinária ou entrar em contato pelo telefone (48) 3255-2046”, disse a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba, Joana Diniz.

A responsável pela Vigilância em Saúde de Imbituba orienta que, antes de adotar um animal, seja ele cão ou gato, é preciso que se tenha em mente que, a maioria, vive em média, entre 10 e 15 anos.  E que, durante esse tempo, o tutor será responsável pelo bicho de estimação.

A adoção precisa ser responsável. Um cão ou gato deve ter um espaço físico adequado para viver. “O local deverá ser limpo e confortável. Confinar um o bicho de estimação por longos períodos também não é indicado pelos órgãos de proteção”, disse Joana Diniz.

Quem adota um animal fica responsável pela manutenção e preservação da saúde dele. Abandonar ou maltratar animais é crime. De acordo com a Lei 9605/98, a pena para os maus tratos pode variar entre três meses e um ano de detenção e multa.

Colaborações: Rodrigo Speck

Notícias Relacionadas

Ong Miados e Latidos promove mutirão de castração com preço social em Lauro Müller

O intuito é reduzir o número de animais abandonados, bem como o de promover o controle de natalidade de animais. O mutirão será no dia 15 de dezembro e acontecerá em uma Unidade Móvel de Castração.

Mutirão de Castração atende mais de 80 animais em Jacinto Machado

Foram esterilizados 86 animais, sendo 63 de forma gratuita e 23 pelo valor social.

Mais de 500 animais já foram castrados nos mutirões em Nova Veneza

O objetivo é proporcionar uma castração com valor acessível, melhorar a saúde dos animais e prevenir a proliferação de animais de rua.

Mutirão de castração é realizado em Lauro Müller