Saúde

Vigilância Epidemiológica garante que não há surto de meningite em Criciúma

Nos últimos dias dois bebês morreram e a suspeita é de que tenha sido pela doença.

Divulgaçãovacina

 

Duas crianças morreram vítimas de meningite nos últimos dias em Criciúma. “Até o momento não apareceu mais nenhuma criança com quadro suspeito de meningite. Então foram dois óbitos”, explicou a enfermeira coordenadora do setor de agravos da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário. Porém, as duas mortes ainda não foram confirmadas como meningite.

Ontem aconteceu uma coletiva de imprensa para a explicação das providências que estão sendo tomadas pelo município. “Não existe surto e não existe motivo para pânico. É uma doença grave e precisamos aguardar os resultados para confirmar se foi mesmo a bactéria da meningite”, citou Michele.

As crianças frequentavam o CEI Aníbal Maria Di França, no bairro Boa Vista. “Desde ontem a gente está no bairro, com uma equipe com psicólogos, médicos e enfermeiros”, comentou. Segundo ela, existem vacinas disponíveis na rede municipal de saúde, que ajudam a evitar a meningite C, responsável por 70% dos casos.

A doença

A meningite é uma doença que pode ser causada por vírus ou bactéria. O maior risco é para crianças menores do que cinco anos, principalmente para aquelas com um ano de idade. No Brasil, a meningite bacteriana é mais comum no outono e no inverno, em épocas frias.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Após surto psicótico, jovem mata mãe e irmã a facadas em Tubarão

O crime aconteceu por volta das 14 horas na residência da família no bairro São Martinho. As vítimas de 42 e 13 anos foram atingidas no peito e no abdômen.

Secretaria da Saúde adota medidas de Vigilância Epidemiológica em atenção especial à morte por Covid-19

A primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina foi confirmada na noite desta quarta-feira (25)

Imbituba tem 2º caso de meningite confirmado; aulas seguem suspensas

Menina de 12 anos segue internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis e o estado de saúde dela é estável.

Saúde confirma fim do surto de sarampo em Santa Catarina