Saúde

Vigilância Sanitária de Siderópolis alerta sobre proibição de alimentos que apresentem Moringa em sua composição

A medida foi motivada em virtude de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa Oleifera em alimentos.

Divulgação

A Vigilância Sanitária de Siderópolis alerta a população sobre a proibição, em todo território nacional, da fabricação, importação, comercialização, propaganda e distribuição de todos os alimentos que apresentem Moringa Oleifera em sua composição, e da Moringa Oleifera como insumo para alimentos, em quaisquer formas de apresentação. A proibição foi divulgada pela Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI/ANVISA, informando que a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.478, foi feita em 3 DE JUNHO DE 2019 (DOU de 04/05/2019).

A medida foi motivada em virtude de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa Oleifera em alimentos. Além disso, foi constatado que há inúmeros produtos denominados e/ou constituídos de Moringa Oleifera que vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos.

A ANVISA orienta que os cidadãos que já adquiriram alimentos com a planta não façam uso deles. Denúncias sobre a comercialização desses produtos podem ser feitas diretamente para as autoridades sanitárias locais ou para a própria ANVISA, por meio dos canais de atendimento da Agência.

Moringa Oleifera

É uma planta da família Moringaceae, mais conhecida simplesmente por moringa, ainda que seja também vulgarmente designada como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.

Colaboração: Comunicação Siderópolis 

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Abastecimento chega ao limite em Imbituba

Postos de combustíveis e supermercados devem liquidar seus estoques até a próxima terça-feira (29).

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.