Geral

Vinde e Vede reúne cerca de mil jovens da região em Criciúma

Fotos: Bibiana Pignatel/ Comunicação Diocese de Criciúa

O Retiro de Carnaval Vinde e Vede, realizado no Centro de Eventos de Criciúma, já está em sua 21ª edição. Apesar de sua “maioridade”, oferece uma proposta que continuar a atrair, cada ano mais, novos retirantes que desejam ter uma experiência com Deus. Organizado pelo movimento de Renovação Carismática Católica, com o auxílio de 300 servos, a edição deste ano já acolhe cerca de 1 mil jovens, sendo que o número tende a crescer, com base em edições anteriores, até esta segunda e terça. O que mais surpreende, ainda, é a quantidade de jovens que participam do encontro pela primeira vez: mais da metade deles.

É o caso de Maria Clara Berkembrock, do grupo de oração jovem Fanuel, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Agora com a idade mínima permitida para o retiro, pode participar do primeiro de muitos retiros que estão por vir. “Eu vim desde pequenininha, com 4 anos de idade, acompanhando minha mãe, que era serva. Está sendo uma experiência maravilhosa. Eu sempre convivi com a RCC, mas como retirante, como primeiro ano, está sendo muito bom. O que mais está mexendo comigo são os momentos de orações. Vim procurar o que é a verdadeira felicidade”,

declarou a jovem.

 

Conforme o coordenador diocesano da RCC, Gilmar Ricardo – o Mazinho – que acompanha o evento desde sua criação, o retiro se trata de um projeto de Deus. “Essa ideia não nasceu de nós, foi uma coisa profética de Deus, em oração, que falou conosco que queria um encontro. Essa obra é dele. E o mais gratificante é podermos estar aqui fazendo o que Deus pediu. Fazer o retiro para tomar conta desse povo para ele; acolher, mostrar que a Igreja é essa riqueza e que as portas estão escancaradas. As pessoas vêm do seu jeito, com suas atitudes e despertam, têm um encontro com Deus”, afirma o coordenador diocesano.

Segundo Mazinho, desde outubro a edição do encontro vem sendo planejada, sendo que a coordenação diocesana do movimento acompanha também outros três retiros que descendente do Vinde e Vede: os retiros Obra Nova (Cedup, Criciúma) , Alegra-te (Sombrio) e de Cura e Libertação (bairro Presidente Vargas, Criciúma).

 

Presença de padres e religiosas

Além da participação de diversos padres da Diocese, como na manhã deste domingo, quando a missa foi presidida pelo padre Antonio Vander, o retiro também contará com a presença de todas as comunidades e congregações religiosas femininas da Diocese, que aproveitam a oportunidade para o serviço de animação vocacional e aconselhamento dos jovens.

Vinde e Vede para crianças

Paralela à edição “jovem” do Vinde e Vede, numa sala a parte, ocorre também o retiro para crianças, com cerca de 30 delas, filhas de servos que trabalham no retiro. Conforme a coordenadora do Ministério para Crianças, Renata Chiminski, os mesmos temas trabalhados com a juventude, são dedicados aos pequenos, com dinâmicas especiais, momentos de pregação, missa, adoração e brincadeiras.

Noite eletrônica neste domingo

Na noite de hoje (domingo), às 20 horas, o Vinde e Vede acolhe uma presença inusitada e há muito tempo desejada: o DJ Léo Guimarães, da comunidade Arca da Aliança, de São Paulo, faz os jovens pularem no “EletroCristo”. Serão cerca de uma hora e meia de música de um projeto que percorre todo o Brasil. “Um projeto de santidade, que procura atrair a juventude e mostrar que a juventude pode ser feliz, alegre e dinâmica com músicas de Deus. É um DJ muito conceituado e onde vai arrasta uma multidão de jovens de diversos lugares. Todo mundo vai pra escutar e curtir o som dele”, ressalta Mazinho.

O retiro Vinde e Vede perdura até o meio dia de terça, 28, e se encerra com a celebração da missa presidida por Dom Jacinto Flach, com início às 10 horas.

Notícias Relacionadas

RCC de Criciúma recebe jovens na 23ª edição do Vinde e Vede

Retiro reunirá centenas de participantes, no Centro de Eventos José Ijair Conti.

Missa presidida pelo bispo encerra Vinde e Vede 2019

Retiro reuniu centenas de jovens no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

?Momentos de oração marcam o primeiro dia do Vinde e Vede

Vinde e Vede: O retiro de mudanças pessoais e graças alcançadas

Retirantes contam o que já viveram e o que esperam vivenciar no encontro.