Cultura

Virada Cultural reúne içarenses em 24h de atividades

Evento contou com programações em vários pontos da cidade.

Inédita em Içara, a A Virada Cultural organizada pela Fundação Cultural de Içara – FCI foi um sucesso. O evento de 24h ininterruptas de arte e cultura foi realizado entre os dias 11 e 12, fazendo alusão aos 54 anos de emancipação da cidade. Ao longo deste período, foram feitos desfiles culturais, apresentações, shows e exposições.

Na sexta-feira, o evento iniciou com o desfile na Rua Coronel Marcos Rovaris, com alunos das oficinas artísticas, associações culturais e étnicas e fanfarra marcial do Colégio Cristo Rei. Em seguida, ocorreu a abertura oficial da exposição “Janelas da Alma, da EMEF Quintino Rizzieri, no supermercado Castagnetti, com fotografias baseadas no trabalho da fotógrafa Maristela Giassi e clicadas pela fotógrafa Nessa Garcia.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon destacou a importância de iniciativas que promovam a cultura local. “Podemos dizer que sem dúvida a Virada Cultural foi um grande sucesso. Foi um momento de fortalecer esse lado que é extremamente forte em nossa cidade e criar ainda mais vínculo entre o cidadão e o governo”.

Ainda na sexta-feira, na Praça da Matriz, houve a mostra de danças étnicas e premiação do concurso fotográfico “Ver a Cidade”. Os vencedores foram Allen Silva (A Praça da Juventude); Bruno DalPont (Sombra da lua cheia); e Filipe Córdova Pereira (Shalom).  Também foram realizados os shows de Gabriel Valim (Domel), Dona Zica e Cut Back (Colher de Chá).

No sábado, a tradição gaúcha foi destaque na Praça da Matriz. “É uma oportunidade de ampliar o acesso a cultura e mostrar que estamos ativos o ano todo”, destacou o patrão do Piquete Sentinelas da Tradição, Jauri Batista. No mesmo momento, ocorreu a abertura da exposição temática sobre escravidão e blues, no Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU – Vila Nova), recebeu alunos da oficina de capoeira – FCI, com atividades. Já o residencial Amanda Costa, foi palco da oficina de teatro.  

A Associação Coral de Içara abrilhantou o dia dos idosos da Casa de Repouso Tia Lucia. Sob o comando do maestro Reinaldo Hoepers, foram momentos de descontração e animação embalados ao som da boa música. Os supermercados Abimar e Moriani também foram palco de cultura e arte. A etnia Polonesa entrou em cena com almoço típico e, às 14h, os participantes das oficinas de balé clássico e danças urbanas se apresentaram na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas – FAI.

Para fechar o evento, as ruas de Içara receberam carreata alusiva ao Dia da Bíblia e a Praça da Juventude o piquenique coletivo (Mahira Silveira), que reuniu os içarenses em um momento de descontração, lazer e diversão. “É uma alegria imensa poder ver que nossos cidadãos estão inteirados com essa área tão forte em Içara. Ficamos orgulhosos de ver o envolvimento de todos e que foram disponibilizadas atividades para todos os gostos”, colocou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin. “Cumprimos o que nos propomos no inicio do projeto. Conseguimos encerrar com sensação de dever cumprido e prontos para planejar novas iniciativas como esta”, finalizou o presidente da FCI, Daniel Loch.

Colaboração: Mariéli Salvador / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”161744″]