Papo Psi

Você não se sente dono das próprias conquistas? Conheça a Síndrome do Impostor

Foto: Divulgação

A Síndrome do Impostor ou síndrome da fraude trata-se de uma condição psicológica onde a pessoa começa a acreditar que não é capaz e nem responsável por suas conquistas e entende que não merecem o sucesso alcançado. Ainda, acredita que pode ser exposta a qualquer momento como uma fraude.

Pode ocorrer com homens e mulheres, principalmente em profissionais bem-sucedidos. Estas pessoas não creditam seu sucesso ao próprio mérito e acabam atribuindo suas conquistas apenas a sorte ou outros fatores. Em alguns casos até sabotam o próprio sucesso.

Como esta Síndrome afeta o indivíduo?

Em geral, pessoas que se sentem assim, nunca se sentirão totalmente realizadas, principalmente em sua vida profissional. Estarão sempre em busca de mais. Também se sentem desajustadas diante das situações que enfrentam, como se não devessem estar ali. Em casos mais graves a pessoa pode desenvolver Depressão ou Ansiedade.

As principais características da síndrome são:
– Acreditar que é uma farsa
– Buscar elogios, mas ter dificuldades em aceitá-los
– Buscar a perfeição excessivamente
– Promover tentativas de sabotagem a si mesmo e ao seu trabalho
– Procrastinar

A recomendação para os que sofrem com a Síndrome do Impostor, é que procurem ajuda de um psicólogo e deem início à Terapia.

Sofrer calado não é a melhor opção. Se aceitar sempre será o melhor plano. Acredite que suas conquistas são frutos do seu esforço e que ninguém consegue ser perfeito.

Notícias Relacionadas

Metalizado rosa é tendência para o Inverno

A estilista e colunista Anne Veran trás também o look do dia, estampa do momento, além de notícias do mundo da moda.

Inspirações para o ano novo

Bauer, Amin e Kleinübing

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.