Geral

Você tem certeza que dorme bem?

Noites mal dormidas nem sempre estão ligadas ao cansaço. É preciso estar atento aos perigos da apneia obstrutiva do sono, doença que acomete 20% dos brasileiros

Muitas pessoas acordam pela manhã com a sensação de cansaço, como se não tivesse dormido a noite inteira. Na maioria da vezes, o peso no corpo e a sonolência podem estar ligados a apneia obstrutiva do sono. A doença acomete 20% dos brasileiro, causa ronco, falta de ar e está acompanhada a uma série de outras enfermidades, algumas até incuráveis.

As pausas durante o sono podem levar a pressão alta, infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, derrames cerebrais, impotência sexual, obesidade, diabetes e depressão, por exemplo.

“O ronco é o sinal mais frequente dos distúrbios do sono e muitas vezes é ignorado ou motivo de piadas. Mas as pessoas devem procurar um médico, porque isso é uma doença e tem tratamento. Se não for curada pode levar a pessoa a morte durante o sono, ou então desencadear doenças secundárias”, detalha o médico Angelo Ferreira da Silva Júnior, especialista em medicina do sono.

Segundo ele, o sono é uma necessidade essencial para todo ser humano. “É por meio do sono que as funções vitais são controladas, é onde ocorre o amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória, secreção hormonal e controle da função cardíaca”, enumera o especialista.

Cuidados com  medicamentos para dormir

Entre os maiores vilões da apneia obstrutiva do sono estão os medicamentos para dormir. “Quando a pessoa toma este tipo de remédio, a probabilidade de morrer enquanto dorme é alta. O músculo fica relaxado e a pessoa para de respirar”, alerta o médico Angelo Ferreira da Silva Júnior, especialista em medicina do sono.

As fases do sono

O sono humano é dividido em quatro fases. A primeira e a segunda correspondem à sonolência e ao sono leve e superficial. No terceiro estágio – ou sono de ondas lentas -, é referente ao instante do descanso cerebral e da reorganização da memória. O ápice do sono ocorre no REM (sigla em inglês para Rapid Eye Moviment – Movimento Rápido dos Olhos, em tradução livre). Esta é a fase onde ocorrem os sonhos.

Neste momento ocorre o relaxamento completo da musculatura do corpo. As experiências vividas durante este período são processadas e armazenadas na memória. “Todas as fases são essenciais. O sono corresponde a um terço do tempo de nossas vidas e, infelizmente, ficou por muito tempo sem a importância devida pela população e pela medicina”, lamenta o especialista Angelo Ferreira da Silva Júnior.

Dormir não é apenas fechar os olhos

Para muitas pessoas o ato de dormir é apenas um repouso. Mas a importância do sono está ligada ao bem estar. Quem sofre de apneia obstrutiva acaba por incomodar os outros com o ronco alto.

É o caso do aposentado Paulo César Amorim. Ele trata a doença há dois anos, desde que sua mulher o levou ao médico. “Hoje, com o tratamento, toda a família sente a diferença”, atesta Paulo César.

Notisul