Poderes Municipais

Volnei Weber é eleito presidente da Amurel

Betinho abriu mão da 1ª vice-presidência para que Robson Back possa assumir caso o prefeito Volnei Weber resolva lançar-se candidato a deputado estadual.

Foto: Álvaro Dalmagro/Amurel

O prefeito de São Ludgero, Volnei Weber (PMDB), foi confirmado por aclamação o novo presidente do Conselho de Administração da Amurel. O 1º vice-presidente será o prefeito de São Martinho (PMDB) e o 2º vice-presidente, o prefeito de Braço do Norte Roberto Kuerten Marcelino (PSD), o Betinho, função que já ocupava na diretoria anterior.

Betinho abriu mão da 1ª vice-presidência, acertada no início de 2017 entre os partidos, para que Robson Back possa assumir a presidência caso o prefeito Volnei Weber resolva lançar-se candidato a deputado estadual. Nesse caso, a presidência permaneceria com o mesmo partido até fevereiro de 2019.

O Conselho Fiscal ficou composto pelos prefeitos de Armazém, Pescaria Brava e Santa Rosa de Lima e na suplência, os prefeitos de Capivari de Baixo, Gravatal e Pedras Grandes. Os demais prefeitos foram eleitos representantes da Amurel junto à Fecam.

A eleição da diretoria 2018/19 foi um dos temas da pauta da assembleia, que trouxe ainda os seguintes temas ao debate: Prestação de contas anual do exercício de 2017, com entrega de uma revista-relatório; Missão Cidades Lixo Zero – Itália; e piso regional para médicos e odontólogos.

Foto: Álvaro Dalmagro/Amurel

Dentre os assuntos diversos foi trazido pelo prefeito de Rio Fortuna Lindomar Ballmann o problema que os municípios têm enfrentado a partir do final do ano passado com a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT) e as taxas por atos do Departamento de Transporte e Terminais (Deter) instituídas em 2017. Isso passou a onerar demais os municípios. Um projeto de lei do deputado Jean Kuhmann busca alterar a lei aprovada pelo Governo, mas isso também não contempla na totalidade os interesses dos municípios, que querem a extinção da mesma.

Aproveitando a presença do presidente da Amrec, prefeito Hélio Roberto Cesa, e do presidente da Amesc, prefeito Zênio Cardoso, Volnei Weber sugeriu redigir uma moção a ser entregue ao governador em exercício Eduardo Moreira. O secretário executivo da Fecam Rui Braun, que prestigiava a solenidade, sugeriu a entrega em mãos do governador, ainda nesta sexta-feira (23), durante a inauguração da nova sede da Amesc, em Araranguá. Assim foi feito. “Para obter o alcance almejado pelos entes municipais, torna-se necessária uma alteração do projeto, de modo a isentar toda e qualquer atividade de transporte intermunicipal realizada pelos entes Municipais, seja em caráter direto ou indireto”, diz um trecho da moção.

Despedida

O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, que entregou o cargo hoje, disse em seu discurso ter sido gratificante exercer o mandato à frente da Associação. “Vocês me ensinaram muito. Agradeço mais uma vez o prefeito Volnei que nobremente abriu mão do mandato no ano passado para que eu pudesse comandar a Amurel neste primeiro ano, como tem sido a tradição, de o prefeito da cidade sede ser o presidente. Ele tinha mais legitimidade do que eu, por ser prefeito de segundo mandato e pela experiência que tem, mas foi humilde e me proporcionou a oportunidade. Agradeço a ele e a todos vocês”, disse. Joares lembrou ainda de avanços que aconteceram ao longo de seu mandato, como a criação do Consórcio Multifinalitário, o Projeto Líder, com o Sebrae, o Projeto de Desenvolvimento Integrado do Turismo, em fase de implantação, e de outras conquistas da Amurel que tiveram a participação das associações de municípios, da Fecam e de outras entidades.

Novo presidente

O prefeito de São Ludgero Volnei Weber disse estar bastante satisfeito pelo reconhecimento e aceitação de seus colegas a sua assunção ao cargo, e em especial aos colegas de partido, por terem concordado com sua indicação à presidência. “Quando abri mão da candidatura no ano passado o fiz em respeito à trajetória do Joares (Ponticelli), mas principalmente pelo sentimento de unidade. Agora, vou dar continuidade ao bom trabalho que já vem sendo feito e buscar intensificar a busca pela resoluções dos problemas comuns aos prefeitos e aos municípios”, disse.

O prefeito de São Martinho, que já ocupa a vice-presidência do consórcio Ciga também fez suas considerações pela nova função que vai ocupar. “Nossa missão como agente político é feita por desafios. Ser eleito como vice-presidente da Amurel é mais um deles, sempre em prol do fortalecimento da Associação, do municipalismo e ajudando os municípios associados,” declara o prefeito, Robson Jean Back, e vice-presidente da Amurel.

O deputado estadual Manoel Mota e o ex-deputado federal Edson Bez de Oliveira prestigiaram a posse do novo presidente da entidade.

Colaboração: Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

PRF apreende 61 kg de maconha escondido em automóvel sobre um guincho em Tubarão, na BR-101

O motorista do guincho e o passageiro, motorista do Astra, foram conduzidos para a Polícia Civil de Tubarão.