Geral

Vórtice ciclônico traz novos temporais a SC e antecede frio intenso; veja regiões

Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para alagamentos e deslizamentos entre terça (10) e quarta-feira (11)

Foto: Marcos Jordão/Divulgação

A atuação de vórtices ciclônicos provocam novos temporais em Santa Catarina entre terça (10) e quarta-feira (11). Com raios e rajadas de vento, a chuva deve ser forte em alguns períodos. Segundo a Defesa Civil o risco é moderado para alagamentos e deslizamentos.

O sistema conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis é caracterizado pela alta pressão nos níveis médios e altos da atmosfera. Este é um dos principais sistemas que provocam alterações no tempo na região Nordeste do Brasil, e que gera grandes valores pluviométricos.

Ao longo desta quarta, o vento vira para sul/sudoeste com rajadas entre 40 e 60km/h, principalmente no Planalto Sul e no Litoral.

O meteorologista Piter Scheuer afirma que nesta terça o tempo será mais fechado e haverá chuvas ocasionais no Oeste e Meio-Oeste entre a tarde e a noite. Na Serra, Litoral e Vale do Itajaí terá a presença de sol, intercalando com períodos de muitas nuvens.

“Em Criciúma e Araranguá deve chegar até uns 26°C, 27°C. Durante a tarde e a noite, finalzinho da tarde, essa frente fria que está no Oeste deve chegar no litoral e trazer chuva, com ou sem trovoada, pouco significativa, de 15 mm no máximo”, destaca Scheuer.

Próximos dias

No decorrer desta quarta ainda há chance de chuva, mas pouco volumosa, que acontece durante madrugada e manhã, segundo o meteorologista.

Depois da chuva, o tempo deve melhorar em todas as regiões. Na quinta (12) e sexta (13) terá sol com poucas nuvens, além de frio durante as madrugadas e manhã, com mínimas de 7°C a 10°C no Oeste, 5°C a 8°C no Meio-Oeste e Serra, e pontualmente geada no topo da serra catarinense, com temperaturas próximas a 1 °C.

Do Litoral ao Sul do Estado, as mínimas ficam entre 10°C a 13°C. No Vale do Itajaí ao Litoral Norte termômetros devem marcar 12°C a 15 °C. As máximas serão de 18°C a 20°C na maior parte das áreas.

Forte frio na próxima semana

No fim de semana uma nova frente fria deve estar se formando na região Sul, um pouco mais forte, com maior contraste de temperatura e gradiente de pressão, conforme Piter Scheuer.

“Isso deve potencializar muitas nuvens carregadas. Então há a previsão de alguns temporais no Oeste e Meio-Oeste no sábado (13) e no domingo (14) na Serra e litoral, então uma frente fria deve ingressar no fim de semana, trazendo alguns temporais”, explica.

Assim, na próxima semana há projeções de frio mais forte, que podem trazer geada “mais visível” do Oeste aos Planaltos, com temperaturas próximas a zero grau na Serra.

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.