Geral

Zé Milton pede prorrogação do CAR

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Alesc

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Alesc

Vice-presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Zé Milton, solicitou em plenário a prorrogação do prazo para 2016 do registro, dos proprietários rurais, no Cadastro Ambiental Rural. “O CAR é uma grande ferramenta, mas infelizmente caiu na burocracia, entrando em vigor somente em maio do ano passado, atrasando todo o processo de registro das áreas”, relatou o parlamentar, argumentando que após um ano apenas 20% dos agricultores catarinenses conseguiram cadastrar suas propriedades, visto série de informações que precisam passar pelas mãos de técnicos das cooperativas, sindicatos e EPAGRI.

“Daqui 20 dias encerra o prazo, precisamos que seja prorrogado. O Governo demorou a se organizar e não é justo que o agricultor seja penalizado”, defendeu Zé Milton, informando que sem o Cadastro o agricultor não tem acesso aos programas de financiamentos estaduais e federais, assim como não pode transferir suas propriedades.

Sancionado em 5 de maio de 2014; O Cadastro Ambiental Rural – CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Colaboração: Fernando Silveira