Geral

Zé Trovão está no México e vai se entregar à polícia, diz defesa

O advogado disse que entrou com "vários" habeas corpus no Supremo para evitar a prisão

Divulgação

O caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, está no México e vai se entregar às autoridades locais, informou Levi de Andrade, advogado dele. Zé Trovão teve a prisão solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (3). Ele é acusado de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais e teria descumprido ordens cautelares determinadas anteriormente por Moraes.

Segundo Andrade, seu cliente está em um hotel na Cidade do México e deve ser preso nas próximas horas, para então ser transportado de volta ao Brasil. O advogado disse que entrou com “vários” habeas corpus no Supremo para evitar a prisão. No início da tarde de hoje, o próprio Zé Trovão divulgou um vídeo em sua conta no TikTok afirmando que havia sido localizado e que iria se entregar para ser preso.

Mesmo foragido, Zé Trovão continuou gravando vídeos e incitando os atos do dia 7 de setembro. Ele apareceu em um vídeo publicado ontem nas redes sociais incitando outros caminhoneiros a bloquearem rodovias e a “fecharem tudo” hoje.

“A partir das seis horas da amanhã, do dia 9 de setembro, todas as bases brasileiras: fechem tudo, não passa mais nada. Somente ambulância, oxigênio e remédio. Acabou, Não passa mais nada. Estão brincando com a democracia, nos tirando de otário. Nós precisamos resolver o problema do Brasil, agora, nesta semana. Chegou a hora de mudarmos tudo de uma vez. Povo brasileiro: vá amanhã para as ruas ajudar os caminhoneiros. É para trancar tudo. Vamos embora. Vamos salvar o Brasil. Fecha tudo”, disse ele na gravação.

Também ontem, o caminhoneiro postou um vídeo em que convocava manifestantes a irem a Brasília para levar pedidos de impeachment de ministros do STF ao Senado. No sábado (4), ele publicou um vídeo em que disse que estaria na Avenida Paulista durante a manifestação que ocorreu anteontem e ainda mandou uma mensagem para o ministro Moraes: “que tal você mesmo vir à Paulista no dia 7 de setembro e me prender?”

Além de incitar ataques às instituições de manifestações no dia da Independência, Zé Trovão também tem defendido o fechamento de vias públicas pelos caminhoneiros. Ontem, um áudio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que circulou nos grupos de caminhoneiros, pedia que os apoiadores não impedissem o tráfego nas estradas brasileiras. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, também chegou a publicar um vídeo nas redes sociais pedindo que as vias públicas não fossem fechadas.

Com informações do Uol / TNSul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado