Cultura

Zilda Arns é uma das homenageadas pela Unidos do Arroio

Neste ano, a escola de samba do Arroio do Silva vai homenagear o município de Forquilhinha. Além de Zilda Arns, a Heimfest; potencial econômico; folclore e a colonização alemã também serão lembrados na avenida

Ela nasceu há apenas cinco anos, e em pouco tempo, é um diferencial do carnaval de Balneário Arroio do Silva. Estamos falando da Unidos do Arroio, a escola que mostra nas avenidas, o resultado literal da união dos colaboradores. Pois todo o brilho das fantasias e a pompa dos carros alegóricos só são possíveis, graças ao envolvimento de aproximadamente 20 pessoas, que desde novembro, trabalham no barracão da escola.

E os desfiles épicos dos últimos anos, como em 2014, no qual a Unidos levou a história do AEC às avenidas, tende a se repetir, dessa vez, contando a história de um município vizinho. Sim, Forquilhinha e as riquezas da colonização alemã é o tema de 2015. “Sempre procuramos homenagear um município, uma entidade ou mesmo uma personalidade da região”, declarou o carnavalesco James Perico Filho.

Os principais pontos homenageados pela escola será o folclore da cidade, a cultura alemã, a origem do nome Forquilhinha, o potencial econômico, a Heimafest e claro, a personalidade mais conhecida do município: Zilda Arns.

Vítima de um terremoto em Porto Príncipe, em 2010, ela foi coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa. E para ficar na história, a sobrinha de Zilda, Lilian Arns, vai representá-la na avenida.

Para demostrar todo o potencial de Forquilhinha, a Unidos do Arroio vai desfilar com 10 alas, dois carros alegóricos, envolvendo de 350 a 400 pessoas. “Todos podem esperar um grande espetáculo, pela grandiosidade do evento e pelo empenho de todos os envolvidos”, declarou o presidente da escola, Gilmar Luiz Dutra.

Preparativos

A dois dias do grande evento, a Unidos já está com 95% dos preparativos prontos, conforme o carnavalesco James Perico Filho. “O que falta é a decoração dos nossos carros, pois as fantasias já estão prontas”, contou.

O destaque de todos os anos

Toda escola possui uma rainha, uma madrinha da bateria e uma madrinha de honra. A Unidos possui todas estas categorias, mas uma figura que chama atenção todos os anos no desfile do Arroio, pode se chamar por Betinho.

O cabeleireiro surpreende a todos com suas fantasias customizadas por ele mesmo, como em 2013, em que desfilou de anjo negro. Para este ano, Betinho revelou alguns detalhes da fantasia que levará à avenida. “O que posso dizer por enquanto, é que vou representar a Maranduvá, uma lagarta que faz parte do folclore de Forquilhinha”, observa.

A fantasia, que terá a tonalidade verde, foi elaborada com ajuda do companheiro de Betinho, Mario Nilton. “Mas isso é tudo o que eu posso revelar, no demais, esperem por uma grande surpresa”, ressaltou, criando expectativas.

A seguir, confira o refrão do samba-enredo de 2015:

Eu sou unidos, eu sou,

Vou desfilando, na avenida,

Canto bem alto, com alegria,

Em homenagem a Forquilhinha.

 

O imigrante explorou, as riquezas da terra,

A semente brotou, e fez crescer a relva,

O meu samba eclodiu, e se fez ecoar,

Hoje Forquilhinha vai cantar.

[soliloquy id=”109109″]