Geral

Zona degradada será recuperada para criação de área industrial em Içara

A área fica localizada onde funcionava o antigo lixão, no Poço Oito

A preocupação com a agilidade na recuperação da zona degradada onde funcionava o antigo lixão, no Poço Oito, levou o Governo de Içara a reunir-se com representantes da Santec Resíduos, Fundai e procuradoria. No encontro foi acordado a elaboração de um projeto de recuperação do local que permita a instalação de uma área industrial.

Conforme o procurador do Município, Walterney Réus, há uma ação judicial desde 2005 onde a antiga Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é responsável pela recuperação da área no que diz respeito a seus efluentes e a Santech na recuperação do lixão. “É uma área degradada de longa data por empresas carboníferas. Por conta disso, a antiga CSN ficou responsável pela recuperação da área em razão de uma ação judicial de 2005 e a Santech na obrigação de recuperar o lixão, por meio de uma medida compensatória do licenciamento ambiental obtido em 2006. Também coube ao município a responsabilidade de fazer o projeto de recuperação, ao qual deve ser executado pela Santec”, explica o procurador. “O Município tem um projeto já licenciado em 2001, contudo o mesmo não permite a instalação de área industrial no local, o que conflita com o plano de governo gestor. Um novo projeto será elaborado”, complementa Réus.

O vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim, ressalta a importância deste projeto de recuperação ambiental e a criação de uma área industrial no local. “Acordamos com a Santech a execução do projeto elaborado pelo Município. Estamos empenhados em resolver a questão que se estende há alguns anos”, diz Sandro. “O nosso Plano de Governo prevê a criação de três áreas industriais. A proposta é tirar o lixo dali e criar uma das áreas industriais no local”, lembra.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI