Saúde

1° Mamaço de Criciúma é adiado devido ao mau tempo

Foto: Arquivo/Decom

Foto: Arquivo/Decom

O 1° Mamaço organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que seria realizado esta segunda-feira (4), a partir das 13h30min, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, foi adiado em razão da chuva. As mamães que tinham interesse em participar do evento de promoção do aleitamento materno serão informadas pelos profissionais das unidades de saúde sobre a nova data, que será marcada nos próximos dias.

Conforme a gerente de Alimentação e Nutrição da Secretaria, Ana Paula Milanez, as demais ações que estão marcadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) serão realizadas normalmente. “Não podemos expor os bebês e suas mães, já que nosso evento seria realizado ao ar livre. Mas está ação é algo muito importante, por esse motivo vamos marcar outro dia para levar as mães e mostrar a importância de se manter essa alimentação rica para as crianças de até dois anos. Essa é uma reflexão importante e a sociedade deve muito apoiar o ato de amamentar”, disse a gerente.

As unidades básicas de saúde (UBS) vão orientar a população e tirar dúvidas sobre a forma correta de amamentar. A Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2014 traz como tema “Amamentação: uma vitória para toda a vida”. São 120 países que estão realizando ações para a promoção da amamentação entre os dias 1° e 7 de agosto. Os eventos que estão sendo realizados durante esta semana está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) TRE e quatro, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os principais objetivos são:

1. Informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.

2. Mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.

3. Chamar atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e na era pós 2015.

4. Estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje. 

Ações que serão realizadas durante a semana:

06/08 – Palestra motivacional para a promoção do Aleitamento Materno aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com a pediatra Drª Keiko Miyasaki Teruya, consultora do Ministério da Saúde para Aleitamento Materno e estudiosa do tema há mais de 30 anos, no Salão Ouro Negro – 8 horas. 

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação