Segurança

38 policiais femininas recebem formação

Foto:Divulgação/Notisul

Foto:Divulgação/Notisul

Mais uma turma de 200 policiais femininas será formada no próximo mês, em Florianópolis. Destas, 38 realizam o curso em Tubarão e serão distribuídas na 6ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Criciúma, e na 8ª RPM, na Cidade Azul.

As atividades das policiais prosseguem esta semana, no 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro São João margem esquerda, em Tubarão. E fazem parte do treinamento de encerramento do curso. 

Nos últimos dias, o pelotão realizou uma patrulha rural na Praia do Gravatá, em Laguna, onde aplicou os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Já no campo de instruções do exército, este trabalho foi complementado com uma orientação com bússola.

Conforme o jornal Notisul, as policiais receberam aulas práticas de tiro tático e defensivo. Estas atividades ocorreram simultaneamente com as oficinas de controle de distúrbios civis, rapel e socorros de urgência para avaliar o comportamento das alunas em situações de estresse físico e emocional.

O curso iniciou em novembro do ano passado, quando foram repassados neste período conhecimentos técnicos em legislação, policiamento ostensivo, tiro policial, atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal, direitos humanos, ética e relacionamento interpessoal, entre outros.

1988: Uma conquista para as policiais

A Polícia Militar feminina foi criada em 1983. Na primeira década, a atuação ficou restrita ao policiamento de trânsito e ocorrências de auxílio à comunidade. O ano de 1998 foi um marco para as policiais, pois a unificação dos quadros da Polícia Militar, aprovada pela Assembleia Legislativa, garantiu direitos iguais a todos os homens e mulheres da corporação. Hoje, elas estão presentes em todas as unidades, como cavalaria, canil, batalhões aéreo, ambiental, rodoviário, de choque e operações especiais. Atualmente, são mais de 600 mulheres em um universo de 11,3 mil policiais militares que atuam em mais de 60 municípios de Santa Catarina.