Geral

7ª Vindima encerra com festa, gastronomia e esmagamento da uva Goethe

A Festa da Colheita atraiu visitantes em Urussanga e movimentou os Vales da Uva Goethe

Sobrou alegria, diversão, gastronomia, além de muito vinho e espumante na 7ª Vindima Goethe, que encerrou na noite desta quinta-feira, 22/01, em Urussanga. O público se aglomerou na Praça Anita Garibaldi para ver o tombo da polenta do grupo “Amici della Polenta”, e acompanhar o esmagamento da uva Goethe realizado pela corte da Festa do Vinho, com a participação de outras princesas e rainhas de Nova Veneza, Cocal do Sul e Pedras Grandes.

Autoridades e os representantes da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) também prestaram uma homenagem para algumas personalidades que contribuíram com esta atividade econômica, e entregaram o troféu “Amigo do Vinho Goethe”. “Hoje eu só quero agradecer. Sem a parceria com entidades, órgãos públicos e as instituições de ensino nós não tínhamos como seguir adiante. A Vindima é um evento simbólico, mas muito significativo para nós”, disse o presidente da ProGoethe, Renato Damian.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destacou a importância da uva Goethe para a região, que conquistou o selo de Indicação Geográfica de Procedência. “Conversei com gente da Alemanha, Itália, Portugal, fora os visitantes de outros estados que vieram prestigiar a festa da uva Goethe e experimentar o bom vinho e espumante da região. Vocês estão de parabéns por promover o desenvolvimento por meio da vitivinicultura. Urussanga é o polo da cultura italiana de Santa Catarina”, ressaltou.

Para o prefeito Johnny Felippe, a Vindima Goethe é mais uma atração que valoriza o produtor e enriquece o calendário cultural da cidade. “Urussanga está se tornando uma cidade referência de bons eventos em Santa Catarina”, destacou. Uma missa “Abençoando as mãos que colhem” foi celebrada na Igreja Matriz em homenagem aos produtores. “O vinho, quando consumido na medida, é bom e faz bem para o corpo”, declarou o padre Carlos Wec.

Colaboração: Filipe Casagrande / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”106619″]