Geral

Ação contra a Violência aos Idosos movimentou o centro de Içara

Nem mesmo a chuva inibiu a participação da população içarense no ato de conscientização contra a violência à pessoa idosa. A ação, em alusão ao “Dia Universal Contra a Violência aos Idosos” que tem como dia “D” 15 de junho, foi organizada pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda na manhã de hoje, na Praça da Matriz.

A atividade contou com o envolvimento das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa de Atendimento Especializado A Família e Indivíduos (PAEFI), Conselho do Idoso, Fundação Assistência de Içara (FAI), Efias e Secretaria da Saúde (Programa DTS/HIV/AIDS).

As pessoas que passaram no local, uma tenda montada no centro, receberam material informativo, orientações sobre o Estatuto do Idoso e dos atendimentos oferecidos pelo Município além de serviços voltados à saúde como verificação de pressão arterial (PA) e testes rápidos de hepatites virais (B e C), sífilis e HIV.

O vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, ressaltou os cuidados que os idosos merecem. “As pessoas de mais idade necessitam de maiores cuidados. É inadmissível que ainda hoje exista violência contra os idosos”. A secretária de Assistência Social, Juci Fernandes, assinala que a ação tem como objetivo esclarecer sobre os direitos da pessoa idosa “e também a divulgação dos trabalhos oferecidos pelo poder público e como proceder no caso de terem seus direitos violados”, emendou.

“O idoso precisa de carinho, por isso eventuais violências devem ser denunciadas” alertou o aposentado Arlindo Luciano, do bairro Presidente Vargas, que aproveitou a ida ao centro da cidade para participar da ação. Já Maria de Fátima Rosa Pereira, que esteve no evento e fez os testes rápidos avaliou como positiva a iniciativa. “Procuro participar de todos os eventos relacionado à Saúde. Tenho diabetes e realizo exames periódicos. Unir as duas coisas, saúde com o alerta sobre a violência contra os idosos, foi muito bom”.

A coordenadora interina do CREAS, Ivonete Martinhago, disse que o evento, mesmo com a chuva, atingiu o objetivo proposto. “Ficamos felizes com a participação das pessoas que mesmo sob chuva vieram, conheceram os serviços oferecidos, receberam orientações e aproveitaram para colocar a saúde me dia”.

Serviço de proteção ao idoso – O CREAS oferece serviço de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é garantir atenção diferenciada as vítimas de maus tratos, sejam elas financeiras, físicos ou psicológicos, sexual e de negligência, por meio de averiguação de denúncias de desrespeito à terceira idade em Içara. DENUNCIA DISQUE 100.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”71659″]