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Acessos ao túnel do Morro do Formigão ganham forma

A construção do túnel para transposição do Morro do Formigão avança, também, fora da galeria escavada. O consórcio JDantas-Novatecna, contratado pelo DNIT para execução do empreendimento, concentra trabalhos de elevação de talude para composição dos acessos Norte e Sul à galeria. A evolução desta etapa de obra está mais visível no emboque Sul, onde as rochas escavadas durante as detonações de rocha foram empregadas na composição do pavimento, com reaproveitamento do material extraído do interior do maciço rochoso.

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. A plataforma de aterro, que vai abrigar a futura pista com fluxo de veículos no sentido Florianópolis-Porto Alegre, tem 16 metros de largura. Ela vai comportar duas faixas de rolagem de 3,6 metros de largura mais 3 metros de acostamento.

A composição de pista tem trabalhos mais avançados no emboque Sul, onde 2880 metros cúbicos de rochas foram depositados e compactados. Agora, o consórcio deposita a base laçada, camada de rocha britada anterior ao pavimento asfáltico. No emboque Norte, por vez, os trabalhos são alocados para construção do muro que protegerá e dividirá o fluxo de veículos na entrada do túnel. As atividades de construção do túnel avançam, em paralelo, na projeção de concreto no teto e paredes internas da galeria escavada, finalizações estéticas e instalação de equipamentos do Centro de Comando e Operação (CCO), drenagem e tratamento de taludes contra erosão (plantio de grama em aclives).

O túnel faz parte da segundo fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, juntamente da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense. O DNIT agiliza os trâmites para execução das obras complementares ao túnel, sendo que já contratou o consórcio de empresas para adequação da ponte pertencente ao traçado antigo, sobre o rio Tubarão e prepara a licitação do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas, em Tubarão.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Máquine, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Pedestres devem evitar frentes de obras – As frentes de obras, no Morro do Formigão, foram unidas em abril e as detonações terminaram em junho. O empreendimento segue em ritmo acelerado, por isso, os pedestres devem evitar as obras nos emboques Norte e Sul do túnel. A entrada é proibida, pois, ainda há movimentação de trabalhadores e equipamentos pesados, expondo as pessoas não autorizadas ao risco de acidentes.

É possível cruzar do emboque Norte ao Sul sem a necessidade de acesso a BR-101 Sul, mas, por enquanto, a travessia somente é permitida para os trabalhadores envolvidos na obra. Para os pedestres, o DNIT recomenda que a circulação seja feita pela avenida Marechal Deodoro, via municipal que corta o bairro Fábio Silva, em Tubarão. O segmento da rodovia federal, entre o km 337 ao km 339 tem pista simples, com fluxo de veículos em sentido duplo.

Cuidados redobrados – Até o final da construção do túnel para transposição do Morro do Formigão, os usuários da rodovia federal devem ter atenção redobrada quanto a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. É recomendado aos moradores próximos ao empreendimento que evitem a aproximação nas frentes de obra dos emboques Norte e Sul do túnel. O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul, torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes, ocupando o espaço da pista de sentido Norte-Sul, pela faixa destinada ao trânsito lento.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação do DNIT/SC

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