Trânsito

Adequadas ou construídas, duplicação da BR-101 Sul tem 43 pontes liberadas em SC

Foram construídas 29 estruturas e 14 pontes antigas passaram por adequações, duas estão em construção em Laguna e Tubarão.

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras é a maior obra da duplicação da BR-101 Sul catarinense. Com 2.830 metros de extensão, a ponte liga Laguna a Pescaria Brava sobre a lagoa de Santo Antônio dos Anjos, com o fluxo de veículos em pista dupla. Além dessa estrutura, a duplicação da rodovia federal em Santa Catarina conta ainda com 43 outras pontes construídas ou adequadas aos novos padrões de tráfego. Menores que a ponte de Laguna, essas travessias são vitais para a movimentação de veículos.

De Palhoça a Passo de Torres, divisa com o Rio Grande do Sul, a BR-101 Sul teve a construção de 29 novas pontes e adequação de outras 14. O trecho com o maior número está entre os municípios de Palhoça a Paulo Lopes, com 14 estruturas concluídas (sete novas e sete alargadas e reforçadas.  No Extremo-Sul, entre Sangão e Criciúma, integrando o Lote 35 de obras de arte especiais (OAEs), 11 estruturas foram liberadas ao tráfego. Foram construídas sete novas pontes: duas no km 358 (Rio Sangão); uma no km 368 (Rio Urussanga, em Morro da Fumaça), uma no km 372 (Rio Esperança), três no km 379 (Rio dos Porcos, em Içara). As outras quatro restauradas no km 358, km 368, km 372 e no km 379.

De todos os lotes de duplicação, o segmento no Lote 28, entre Criciúma a Araranguá, é o único a não ter pontes construídas ou adequadas. O lote, porém, tem o maior elevado liberado ao fluxo de veículos, com 1.736 metros, próximo ao km 404, sobre o banhado de Maracajá. O Contorno de Araranguá, pertencente ao lote 29, tem o elevado do km 409, a maior estrutura construída em solo na duplicação, com 2.030 metros de extensão em pista elevada.

A nova ponte sobre o Rio Tubarão está em construção. Localizada no km 337 da rodovia federal, a estrutura será erguida no local da antiga travessia, demolida no dia 16 de novembro. A ponte terá 340 metros de extensão, mesma dimensão da estrutura construída para o tráfego de veículos no sentido Norte-Sul, que está sendo utilizada atualmente. No lote de obras complementares, que serão executadas entre o km 300 (Laguna) ao km 358 (Sangão), está projetada ponte sobre o Rio Capivari, no km 329, para abrigar o fluxo de veículos em via lateral a ser construída.  

Como funciona a adequação – Para o alargamento e reforço da estrutura e a construção das muretas de proteção das pontes antigas, foi necessário que as novas estivessem totalmente concluídas. Todos os pilares de pontes adequadas passam por reforço, para receber a nova carga da rodovia. Com a fundação finalizada, os trabalhos passam a ser executados sobre a pista, que tem todo o pavimento retirado, recebendo nova camada de concreto e asfalto.

As proteções laterais antigas são retiradas, a pista é alargada, passando a ter 10,2 metros de largura, como em todos os trechos duplicados. Após são construídas as proteções de concreto laterais, conhecidas como guarda rodas, instalada a sinalização vertical e horizontal e, enfim, liberado ao fluxo de veículos.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC