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Aduelas são preparadas para trecho estaiado da Ponte de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Depois de finalizar a instalação das aduelas no trecho corrente Norte, o consórcio Ponte de Laguna segue com os preparativos para compor o trecho estaiado da estrutura. No canteiro central, as unidades com dimensões específicas para o segmento estaiado, estão sendo preparadas enquanto trabalhadores seguem com a elevação dos dois mastros para instalação dos cabos de sustentação.

A construção e estocagem das estruturas específicas para o trecho estaiado já começou, sendo produzidas no mesmo espaço das unidades para os trechos correntes Norte (já finalizado) e Sul (com início da instalação prevista para agosto). O segmento estaiado da Ponte de Laguna terá dois vãos de 100 metros de comprimento e um vão com 200 metros, entre os mastros. Serão produzidas e instaladas 100 aduelas pré-moldadas entre os apoios (pilares) no trecho onde serão instalados os cabos do estaio. Para toda a ponte, serão construídas e instaladas 716 aduelas.

Para a instalação das peças que formarão as pistas elevadas da BR-101 Sul, sobre a lagoa Santo Antônio dos Anjos, os trabalhos seguem em ritmo acelerado nos apoios 35 e 36. Nesses pilares, a construção já ultrapassou 50% dos trabalhos necessários, com fundações e blocos concluídos. A prioridade, agora, é a construção dos mastros, para instalar os 52 cabos de aço para sustentação do estaiado, sendo 26 para cada mastro (treze em cada perfil).

O que são aduelas

As aduelas são estrutura de concreto usinado e com interior reforçado com ferragem estrutural, instaladas individualmente por processo de içamento e protendidas, isto é, unidas por cabos de aço e argamassa com aditivo especial. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural, a base de Epoxi, entre cada unidade.

Cada vão do trecho corrente da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas peças têm 1,65 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. As aduelas do trecho estaiado tem dimensões semelhantes aos trechos correntes, porém, têm 11 metros de largura, para compensar os pontos de ancoragem dos cabos de aço.

A construção das aduelas é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto.

A Ponte de Laguna

A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – hoje são mais de 1.600 trabalhadores, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, cravação de estacas no leito da lagoa, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

“Mãos francesas” seguem no 26º vão

As cantoneiras, conhecidas como “mãos francesas”, seguem com a instalação no vigésimo quinto vão da Ponte de Laguna. A instalação foi iniciada em outubro de 2013, sobre a cabeceira Norte da ponte, no bairro Cabeçuda. As estruturas triangulares serão utilizadas para dar suporte às pistas da rodovia, sobre o canal, anexadas nos bordos exteriores das aduelas. Acima das cantoneiras são instaladas as pré-lajes para concretagem das pistas.

As estruturas, fabricadas na frente de obras, medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura. Cada unidade pesa 6,5 mil quilos, sendo necessária a utilização de guindastes para içar e instalar individualmente cada suporte. As cantoneiras são unidas ao tabuleiro de aduelas por cabos de propensão e cola de resina Epoxi de alta resistência. As “mãos francesas” são instaladas a 3,65 uma das outras, sendo o espaço ocupado pelas pré-lajes. Serão utilizadas e instaladas 1598 unidades de cantoneiras, nos 52 vãos da ponte.

O termo “mão francesa” surgiu na França, sem data certa, para designar cantoneiras cujo elemento horizontal tinha a forma de uma mão espalmada, usada para apoiar vasos de plantas. São séries de tesouras ou escora, elementos estruturais inclinados que ligam um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior. Tem estrutura triangular, de madeira, concreto ou ferro, destinado a sustentar beirais.

Grande obra, grandes cuidados

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC