Economia

Ano foi de conquistas para o setor carbonífero

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Apesar de ficar fora dos dois leilões de energia do Governo Federal realizados em 2013, o setor carbonífero avalia como muito positivo o ano que passou. 

O balanço das atividades foi apresentado em coletiva para a imprensa, empresários e autoridades nesta sexta-feira, na sede da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera De Santa Catarina (Satc). “O ano foi muito bom para o carvão quando comparado com outras fontes de energia. Ficou registrado a importância do carvão para o setor elétrico do país, já estivemos muito mais longe do que estamos hoje”, coloca o diretor do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Fernando Zancan. 

Zancan, que também é presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM),disse ainda que em 2013 o carvão teve produção e consumo recordes. O consumo da Termelétrica Jorge Lacerda chegou a 3,8 bilhões de toneladas. Para o próximo ano o presidente diz que o setor deve aguardar o leilão que ocorrerá em abril. A Frente Parlamentar do Carvão Mineral entregou junto com a ABCM uma carta à Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia pedindo uma revisão técnica e a realização de um leilão regional ou por fonte de energia em 2014. 

“O governo precisa entender que energia não se consolida de um dia para o outro. É preciso que os governantes tenham a consciência das jazidas de carvão. Temos que desenvolver uma política estadual para o segmento. O carvão é tratado desta forma justamente por questões políticas”, destacou o deputado estadual, Valmir Comin, em entrevista ao site Clicatribuna

Projetos de carvão limpo 

O diretor do Siecesc reforçou a aprovação de projetos de carvão limpo que serão executados pelo Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc. “Para o próximo ano teremos a construção do maior laboratório de combustíveis fosseis do país e em 2015 a construção do laboratório de captura de CO2”, informou Zancan. 
CTCL levará nome de Ruy Hülse 

O primeiro prédio do CTCL terá o nome do engenheiro de minas, Ruy Hülse, presidente do Siecesc desde 1995, que foi homenageado durante o evento. “Agradeço a todos pela homenagem, mas as conquistas do setor são resultado do trabalho de todos”, afirmou Hülse, reforçando que 2013 pode ser consideradoo melhor ano dos últimos tempo para o setor. 
“O setor que é baseado em três pilares modernidade, tecnologia e inovação que tem como líder o Dr. Ruy”, ponderou Zancan. 

O deputado federal Esperidião Amim reforçou a trajetória de Ruy Hülse, também ex-prefeito de Criciúma. “Ele é um exemplo para todos nós”, disse. O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, reforçou que Hülse escreveu muitas histórias bonitas na cidade.