Geral

APAE de Cocal do Sul vai Inaugurar Ginásio Multiuso

São mais de 1.400 metros quadrados de área coberta, que deverá abrigar além das atividades dos alunos da instituição, diversos outros eventos de cunho cultural, esportivo e social

Foto: Cassio Pagnan/Cocal Notícias

Foto: Cassio Pagnan/Cocal Notícias

A APAE de Cocal do Sul está programando uma grande festa para a inauguração do Ginásio de Multiuso Rudmar José Búrigo que será inaugurado na próxima terça (04). São mais de 1.400 metros quadrados de área coberta, que deverá abrigar além das atividades dos alunos da instituição, diversos outros eventos de cunho cultural, esportivo e social.

O Ginásio possui ainda rampas de acesso tanto interna como externa, facilitando o acesso de todos e em todos os ambientes da construção. Além disso, o ginásio possui nove salas de aulas, espaço para o setor de administração da APAE, uma sala para montagem da futura academia e espaço para um auditório.

Para o presidente da APAE de Cocal do Sul, Samir Roberto Issa, este sonho é a concretização da vontade de muitas pessoas que apoiaram esta ideia e fizeram a sua doação, seja em dinheiro ou materiais.

Segundo Samir, foram realizadas diversos eventos que contaram com apoio da comunidade como feijoadas, sopão, bingos, rifas, bazares entre outros para  arrecadação de fundos para esta obra que é de grande expressão e envergadura para o município, porque é o segundo ginásio de Cocal do Sul, sendo que o primeiro foi inaugurado somente na década de 80, quando o município ainda pertencia a Urussanga.

Um grande público está sendo esperado para a inauguração, uma vez que diversas famílias, empresas e personalidades que ajudaram na concretização deste sonho serão homenageadas durante o cerimonial do referido evento. O Cerimonial de abertura inicia as 20 horas.

Um pouco da História

As vésperas de completar 20 anos, a APAE de Cocal do Sul e o CALA – Centro de Apoio Luzes do Amanhã nasceram da vontade e necessidade de muitas pessoas. Dentre elas Destacamos o desejo do senhor Valdemar José Búrigo após a perda de seus filhos para uma doença pouco conhecida naquela época.

Casado com Cecília Recco Búrigo, tiveram 21 filhos, entre eles Rudmar José Búrigo, o 19º filho do casal, que nasceu saudável com pouco mais de 5 kg. Aos 11 meses, Rudmar começou a dar os primeiros passos, sendo que ao sofrer um acidente doméstico perdeu os movimentos dos membros inferiores e com o tempo também os superiores. Com dificuldade de locomoção e dificuldades motoras, o menino não conseguiu desenvolver a fala e se comunicava somente com gestos e grunhidos.

Inconformado com a situação, seu Valdemar procurou ajuda com especialistas de outros estados do Brasil. Após 34 dolorosas tentativas, seu Valdemar e dona Cecília, um casal religioso e devotos as santa igreja católica decidem deixar nas mãos de Deus.  No dia 3 de setembro de 1973, pouco tempo depois de completar 11 anos, Rudmar faleceu, deixando toda família emocionada com perda. Dentre os familiares, a irmã Edite Cecilia Búrigo que acompanhou toda a trajetória de vida de Rudmar e cuidava dele foi quem mais sentiu sua falta.

Preocupado com a falta de apoio e estrutura pra este tipo de atendimento, tanto as crianças como as famílias o senhor Valdemar José Búrigo resolveu doar um terreno para construção da entidade, onde hoje encontra-se a sede do CALA e da APAE de Cocal do Sul, com a intenção de que no futuro as pessoas pudessem ter um pouco mais de atenção e ajuda profissional para as crianças, inserindo-as na sociedade com dignidade e igualdade.

Hoje estas duas entidades, juntas, tornaram-se referencia de excelência por oportunizar atendimento de qualidade e todos que dela necessitam.

Colaboração: Claudio Fernandes