Geral

Artesã de Tubarão tem peças até na Itália

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Com peças espalhadas na região Sul do Brasil e até na Itália, a moradora de Tubarão Izilda Gaspar Antunes trabalha com artesanato profissionalmente há 15 anos, mas a paixão vem de muito antes. Ela admite que não sabe de quem herdou o talento. Ninguém na família trabalha com artesanato. “Talvez eu tenha puxado da minha mãe. Ela era costureira, da época em que as máquinas não eram industriais”, conta a artesã, em entrevista para o jornal Diário do Sul.

Izilda trabalha com biscuit, tecido, madeira, cerâmica, MDF, telas, gesso, tapeçaria. Não há uma área do artesanato pela qual ela não tenha passado. “Gosto de aprender de tudo”. Contudo, hoje tem se dedicado a peças pequenas, principalmente de MDF e biscuit. “Faço muitas lembranças de aniversário, batizado, casamento.  São as que mais saem”, explica. “Além de itens para decoração”. Um destes objetos é um porta recados e fotos em formato de cupcake. Também se destacam as ponteiras da Galinha Pintadinha e os enfeites para o quarto de bebês. “Na hora de fazer o meu trabalho, me entrego de coração e coloco muito carinho. Sempre penso em quem fez a encomenda para que tudo fique do agrado”, explica. 

Um dos trabalhos que mais gostou de criar foi uma tela a óleo, que era pendurada na parede da própria casa. A pintura era de uma casa ao estilo americano. Um menino e uma menina estavam na frente da residência pescando em um lago.  “Toda vez que minha neta entrava em casa, dizia que eu tinha pintado ela e o primo. O engraçado é que na época que eu pintei nem imaginava que teria um casal de netos. Todos que veem a tela me dizem que têm uma sensação gostosa, de relaxamento. E era isso que eu queria com a pintura”, conta.