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Atenção redobrada para trabalhos de conservação em viadutos da BR-101 Sul/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai realizar nas próximas semanas, trabalhos de conservação de pistas e viadutos da BR-101 Sul catarinense, entre o km 283, em Imbituba o km 350, em Jaguaruna. Nos 67 quilômetros de pistas duplicadas há 19 viadutos, nove passagens inferiores para pedestres e 10 pontes (adequadas e construídas). O segmento ainda concentra trabalhos de construção do lote 1 (pistas e obras de arte especiais) a ponte sobre o Canal de Laranjeiras e o túnel no Morro do Formigão. O serviço faz parte do cronograma de conservação da rodovia federal.  

A equipe de conservação finalizou nesta terça-feira, 25, a limpeza e remoção de sedimentos no trecho de pistas entre o viaduto de acesso ao município de Treze de Maio (km 348) ao km 350, no Morro da Cebola (Jaguaruna). Na sequência, a equipe seguirá para o viaduto de acesso ao bairro São Cristóvão (km 342,5), rumando para o Norte. A remoção de vegetação daninha e sedimentos é necessária para garantir que o sistema de drenagem não seja obstruída.

As operações de conservação de pavimento, roçada e desobstrução de bueiros vão continuar nos próximos dias, pois seguem cronograma estabelecido pelo DNIT. As operações de conservação e roçadas são rotineiras, e, mesmo durante períodos de maior movimento de tráfego, as equipes atuaram em regime especial para a manutenção do pavimento asfáltico.

Atenção aos trabalhos

Os usuários da rodovia devem atentar ao deslocamento das equipes de conservação. Os locais de trabalho são sinalizados, ficando os motoristas responsáveis por reduzir e velocidade e respeitar a sinalização disposta. Em alguns trechos, os trabalhos são sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos.

No trecho gaúcho da duplicação da BR-101 Sul, os usuários da rodovia também devem estar atentos aos os desvios de pistas, em caráter temporário, para trabalhos de limpeza e conservação da rodovia, instalação de sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas de eixo e bordo), recuperação de pavimento e execução das barreiras de proteção do tipo “New Jersey”.

 

Colaboração:Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC  

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