Geral

Audiência pública apresentará diagnóstico dos resíduos sólidos em Laguna

O encontro será no auditório da Udesc, bloco 1, no dia 10 de novembro, às 19 horas

A comunidade e as associações representativas de Laguna estão convidadas para participar no dia 10 de novembro, às 19h, da audiência pública que apresentará o diagnóstico socioeconômico e ambiental de Laguna, como parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro será no auditório da Udesc, bloco 1.

A empresa SC Engenharia, contratada pela Amurel para auxiliar a Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama neste processo, é responsável pela elaboração e apresentação do diagnóstico.

Números

A apresentação do diagnóstico socioeconômico e ambiental da cidade já foi apresentado ao comitê gestor local e o grupo de sustentação, responsáveis pela mobilização social sobre a importância do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos.

Em relação a produção de lixo no município, um número surpreende: somente 10% dos resíduos são recicláveis, enquanto 90% são rejeitos. Quanto à produção de resíduos por habitante ao dia na alta temporada outro dado acende um alerta. Ele passa de 0,77 (Kg/hab/dia) para 1,097 Kg nesse período. A questão é que esse valor acima de 1,00 é referente a porcentagem de uma megalópole.

Algumas problemáticas foram levantadas no levantamento, como a inexistência de empresa cadastrada para coletar resíduo de construção civil, falta de ação para recuperar este tipo de material e resíduos especiais, ausência de coleta seletiva na cidade, depósito irregular em terrenos baldios, os resíduos dos serviços de saúde não contam com sistema de gerenciamento integrado, os trabalhadores da triagem tem contato direto com resíduos de alto risco e ausência de sistema consolidado de retorno (logística reversa).

O plano de gestão integrada, após a validação do diagnóstico, apresentará soluções e outras práticas necessárias para solucionar a má destinação final do lixo e toda a cadeia envolvida nesse processo.

Entenda

A lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os municípios devem elaborar os seus planos municipais. O prazo, que já foi prorrogado, é finalizar o documento em setembro de 2014.

Laguna, junto com outros dezesseis municípios, aderiu ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, proposto pela Amurel, que contratou a empresa SC Engenharia para dar suporte e assessoria aos municípios durante as etapas de elaboração do plano.

Etapas do plano

As próximas etapas do plano compreendem: definição de cenários futuros; definição de diretrizes e estratégias; metas, programas e recursos necessários; e processo de implementação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.