Geral

Audiência Pública define Dia do “Agente de Trânsito” na cidade de Criciúma

“A importância do trabalho dos agentes é indiscutível. Os profissionais têm como missão oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida da população”, disse o vereador Irani Alberton (PMDB), que presidiu Audiência Pública na tarde de hoje (16/7), com objetivo de incluir no calendário oficial de datas e eventos do Município de Criciúma o “Dia Municipal do Agente de Trânsito”. O encontro ocorreu no Plenário, e depois de debates ficou definido como dia 23 de setembro o Dia do “Agente de Trânsito” de Criciúma. Agora o projeto vai para Plenário, para posteriormente sanção do prefeito Marcio Búrigo.

“Nossos agentes estão necessitando um dia para comemorar e lembrar seu dia. Temos um déficit grande. Temos apenas 12 agentes de trânsito, e isso tem causado certo transtorno”, comentou Elvis Steiner, Superintendente de Segurança, Planejamento e Operações da ASTC. Quantos aos Guardas Municipais são 75 atuando na cidade. A ideia de inserir no calendário oficial de datas e eventos do Município de Criciúma partiu da Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento e do Trabalho do Legislativo.

A equipe de agentes de trânsito da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) está diuturnamente nas ruas e avenidas, garantindo a segurança no trânsito de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os agentes vão além da fiscalização cotidiana. Eles também são responsáveis pela operação do trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo e pontos que estão sofrendo algum tipo de intervenção pública ou privada.

Também é função dos agentes executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e paradas em vias públicas.

“Em Criciúma, conforme dados no IML, morreram no trânsito, no ano passado (período de janeiro a julho), 29 pessoas, sendo sete em Criciúma. Este ano (de janeiro até julho), morreram 54 pessoas, sendo 13 no trânsito de Criciúma. A fiscalização é necessária. A multa é uma forma educativa”, disse Thiago Xavier Fagundes, Gerente de trânsito – que representou  Giovanni Zapellini – Presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma. Ele também destacou que uma das maiores dificuldades é a falta de efetivo.

Almir Fernandes, representando o delegado Jorge koch, salientou que muitas vezes não se sabe a função do agente de trânsito. Ele ainda falou da importância do projeto Educando para o Trânsito. Já existe a Lei nº 12.821, sancionada pela presidente Dilma Roussef em 5 de junho de 2013, que institui a data de 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito.

Colaboração: Daniela Savi/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma

[soliloquy id=”76332″]