Cultura

Audiência Pública discutirá revitalização da Praça Anita Garibaldi

Obra foi paralisada e não teve aprovação da Fundação Catarinense de Cultura por estar comprometendo patrimônio histórico

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

A Câmara de Vereadores de Urussanga irá realizar uma Audiência Pública, no próximo dia 13, para discutir com a comunidade as obras da Praça Anita Garibaldi. A audiência será realizada, às 19h30min, no Restaurante San Gennaro, no Parque Municipal.

Depois de algumas manifestações, a revitalização que teria começado ainda no início do mês de julho, foi parada. Conforme o Portal Engeplus, técnicos da Fundação Catarinense de Cultura – FCC estiveram no local para avaliar o comprometimento dos monumentos tombados no local, e não aprovaram a continuação do projeto.

O impasse acontece há pouco mais de um mês, e o grupo de moradores que se manifestou contra a obra, divulgou ontem uma nota para a comunidade, esclarecendo sua posição. No texto, eles apontam que não são contra a revitalização, nem ao desenvolvimento do município, e sim contra a maneira que o projeto é conduzido.

Leia na íntegra:

Caro urussanguense,

É possível dizer, que hoje, nossas manifestações alcançaram o objetivo desejado: Promover a democracia em nosso município. 

Dia 13/07/2015 será realizada uma audiência pública para que o projeto de intervenção na Praça Anita Garibaldi, seja finalmente apresentado à comunidade. A audiência será realizada no Restaurante San Genaro, no Parque Municipal, às 19:30h. 

ALGUNS ESCLARECIMENTOS: 

Desde o início das obras na Praça, um movimento foi formado com o objetivo de chamar a atenção do Poder Publico Municipal para que o assunto fosse discutido junto à comunidade, conforme determina o Plano Diretor Participativo (LEI COMPLEMENTAR N° 08, de 1° de julho de 2008) e realizado de acordo com a legislação que trata do Patrimônio Histórico. 

No entorno da Praça Anita Garibaldi encontram-se 18 edificações tombadas (protegidas) pelo estado, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Essas edificações possuem grande importância histórica e representam a identidade do município, ou seja, representam a nossa identidade. 

A Praça representa o coração da cidade e foi palco de uma grande história. Ela é um lugar público e diz respeito a todos os urussanguenses. Além disso, é considerada área de entorno das edificações tombadas. 

Para qualquer projeto que envolva o patrimônio e sua área de entorno, seja projeto público ou privado, a regra é que o projeto passe pela avaliação e aprovação da Instituição responsável pela preservação dos bens tombados. 

O papel da Fundação Catarinense de Cultura é prestar orientações e esclarecimentos já no início da elaboração do projeto de modo que ele proporcione maior valorização do patrimônio existente no local. A análise e avaliação pela Instituição se fazem necessárias para que a obra não prejudique tanto a visibilidade do conjunto, assim como sua harmonia. 

A boa relação entre Poder Publico Municipal e Fundação Catarinense de Cultura é essencial para que juntos possamos discutir a melhor solução, levando em conta os diferentes interesses e necessidades, com o objetivo comum: valorização do patrimônio, da cultura e história do município. 

Em todas as tomadas de decisões, se faz necessário o bom senso, de modo a atender as necessidades de um todo e não só de um grupo específico. 

Algumas pessoas estão distorcendo os fatos, de modo a influenciar o máximo de pessoas que podem, afirmando que as manifestações são contra a evolução e ao desenvolvimento. Mas o que seria esse desenvolvimento que tanto se almeja? Fazer construções dentro da Praça? 

Somos sim a favor do desenvolvimento, mas aquele que proporcione maior qualidade de vida aos habitantes da cidade. Somos a favor do desenvolvimento que leve em conta a necessidade dos habitantes do município. 

Para ter certeza que estaremos traçando o rumo do desenvolvimento verdadeiro, se faz necessário um amplo diálogo, e principalmente que este diálogo leve em conta as reais necessidades da sociedade e conte com a colaboração de profissionais capacitados. 

Não somos contra a Revitalização da Praça. Somos contra a maneira com que as coisas estavam sendo conduzidas. 

Queremos SIM, uma revitalização da Praça Anita Garibaldi. Mas queremos uma intervenção consciente. 

SOMOS A FAVOR DE UMA INTERVENÇÃO CONSCIENTE  
NA PRAÇA ANITA GARIBALDI! 

Uma vez que a obra seja realizada, boa ou ruim, ela será permanente e passará a fazer parte da história do município. Por isso, a presença de cada um de vocês é de grande importância, para que possam contribuir nas decisões e no futuro do município. 

Que tipo de cidade deixaremos para nossos filhos e para as futuras gerações? Para deixarmos uma boa cidade no futuro, se faz necessário um bom planejamento no presente. 

Por isso, convidamos a todos, para que participem da Audiência Pública, de modo a ouvir esclarecimentos e que possam contribuir para a elaboração de um bom projeto de revitalização.

Se você, assim como nós, gostaria de uma intervenção consciente da Praça Anita Garibaldi, compartilhe essa mensagem ao maior número de amigos possíveis, pois é muito importante que estes esclarecimentos sejam passados a todos os urussanguenses.