Cultura

Biblioteca Sustentável incentiva pequenos leitores

Trabalhando a reutilização de materiais as crianças ainda ganharam um cantinho especial para leitura

Foto: Flávia Bortolotto

Foto: Flávia Bortolotto

Um incentivo a leitura, trabalhando a consciência ecológica e a sustentabilidade. Esse era o objetivo da professora Patrícia Fraga quando iniciou o projeto da Biblioteca Sustentável. Em parceria com os pais dos alunos que mandaram caixas de leite vazias para a Escola Municipal Vitor Savi, de Nova Veneza, as crianças iniciaram a construção de uma casa sustentável.

A professora responsável, juntos das auxiliares, Elaine de Mattia e Ana Júlia Warmling, passaram três meses em cima do projeto. Em torno de 500 caixas foram usadas. Nesta quarta-feira, reunidas com o prefeito Evandro Gava e a secretaria Carmen Malgaresi, realizaram a cerimonia de inauguração da biblioteca. “Quisemos fazer um ato diferente, pois o empenho dos alunos na realização foi muito forte e é uma maneira de valorizar e marcar o projeto”, comentou Patrícia.

A ação parte do plano Nova Veneza Reciclando +, implantado em toda a rede de ensino, onde instrui dentro do ambiente escolar como aproveitar e reutilizar materiais que seriam jogados fora.  Para o prefeito, a criatividade e vontade das responsáveis vai gerar frutos importantes. “As crianças agora contam com um ambiente de leitura feito por elas, onde aprenderam também o valor de reutilizar. Com certeza vão levar o ensinamento para a vida”, afirmou.

Colaboração: Flávia Bortolotto