Segurança

Bombeiros Voluntários fecham mês de novembro com 158 atendimentos realizados

Foto: Ramon Freccia/Bombeiros Voluntários de Jaguaruna

Foto: Ramon Freccia/Bombeiros Voluntários de Jaguaruna

A corporação de bombeiros voluntários de Jaguaruna, 41ª Unidade do estado de Santa Catarina, fechou o mês de novembro com 158 atendimentos nas mais diversas áreas de atuação. Apesar de fechar com 20 atendimentos a mais que o mês de outubro, este número é considerado normal pelo comando operacional, devido à aproximação do fim do ano. Nesse perídio, é comum aumentar consideravelmente o fluxo de pessoas e veículos pela região. 

Os socorristas atenderam 47 ocorrências em que as vítimas sofreram algum tipo de trauma físico, envolvendo acidentes de trânsito, quedas de nível, traumas diversos e agressões. Outros 60 casos são cunho clínico, em que a maior parte das vítimas tiveram mal súbito, problemas cardíacos, respiratórios e distúrbios de comportamento.

Além disso, foram registrados 11 casos de auxílio à Secretaria Municipal da Saúde. Foram efetuados transportes intra hospitalares para as cidades de Tubarão e Criciúma e também outros oito casos extraordinários, como a retirada de animais em residências ou em locais de risco.

Os socorristas voluntários atenderam também 113 vítimas, sendo que 96 delas precisaram ser conduzidas pelas viaturas da corporação a hospitais da região para avaliação médica. Atualmente há duas ambulâncias à disposição da sociedade, mas, a partir de dezembro, passará  a contar com três.

Os totais de atendimentos a combate a incêndio foram considerados elevados em relação ao restante do ano. Foram 32 atendimentos no total. O fato de 29 deles terem sido em vegetação chamou atenção. Outros dois foram em residência e um em veículo. Dos casos em vegetação, preocupa a complexidade. Muitos deles atingiram grandes áreas, mobilizando as equipes por várias horas. 

Os bombeiros voluntários alertam à população de que caso o autor seja pego ateando fogo criminosamente, corre o risco de ser preso em flagrante por crime ambiental. Eles pedem também para que, caso perceba que alguém está ateando foto propositalmente, perceba a cor das roupas, o porte físico e outras características do indivíduo. Posteriormente, a policia e os bombeiros devem ser acionados para que tomem as providenciam necessárias, de acordo com área de atuação.

A corporação reforça aos moradores de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio que, em caso de emergência, o acionamento deve ser realizado através do número 199 ou (48) 3624-1213. A corporação mantém equipes 24h à disposição da população.

Colaboração: Ramon Freccia/Comunicação Bombeiros Voluntários de Jaguaruna