Geral

Calçados para crianças e bebês merecem atenção redobrada

A sola do sapato influencia no equilíbrio dos pequenos e precisa ser flexível

Foto: Jadson da Luz

Foto: Jadson da Luz

Elas falam como gente grande e, muitas vezes, se comportam tal qual. Até arriscam vestir o sapato de salto alto da mãe, ou o calçado de trabalho do pai. São crianças que conquistam nas brincadeiras e sorrisos, mas que precisam de atenção e acompanhamento durante a escolha do sapato ideal. “O primeiro ponto a se levar em conta na hora da compra é o conforto. Porque como os pés dos pequenos estão em constante desenvolvimento, é recomendável um que não machuque. Assim, eles se adequarão e se movimentarão com mais mobilidade”, explica o proprietário da Bem Calçado de Içara, Júnior Barni.

A diferença na sola do tênis para bebês e crianças

Outra situação que os pais precisam estar atentos na hora de comprar o calçado é o solado do produto. “O sapato que possui um solado firme é o ideal para a criança, pois desta forma ela ganha equilíbrio. Para os bebês é preciso, além da firmeza, flexibilidade na sola, já que eles estão dando os primeiros passos. É desta maneira que vão poder sentir as imperfeições do solo e, consequentemente, melhorarão forma de andar”, detalha o gerente da loja, Jeferson Duarte. O interessante é que o calçado possua um fechamento em velcro, diz Jeferson, e o cano baixo.

Meninas podem usar salto alto ou não?

Evite, recomenda Júnior. “As meninas principalmente buscam a moda similar à adulta, mas usar salto alto pode acarretar diversos problemas. Eles prejudicam o desenvolvimento dos pés e podem afetar a coluna da criança. Até dois centímetros é permitido, desde que não impeça a mobilidade natural ao caminhar” destaca.

De acordo com Júnior, chega uma fase na vida do pequeno que o que ele menos deseja é ficar parado. “Nos seis, sete anos as crianças são agitadas e gastam muita energia, além de encarar diversos desafios. Por isso os seus calçados precisam ser resistentes, flexíveis, leves, com sistema de amortecimento de impacto e antiderrapante” prontifica.

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação