Política

Câmara faz balanço de 18 meses de mandato e esclarece sobre papel do vereador

A presidente da Câmara Municipal de Lauro Müller, vereadora Soraya Curcio Librelato, promoveu um café, na manhã desta quinta-feira (10) com vereadores, prefeito Fabrício Kusmin Alves e lideranças de diversos segmentos da sociedade civil organizada para apresentar um balanço das ações do legislativo nestes 18 meses da atual legislatura.

Segundo a vereadora o encontro, realizado nas dependências da Câmara, serviu principalmente para desmistificar a imagem negativa da classe política. “A imagem do Poder Legislativo está muito comprometida nas três esferas de poder: municipal, estadual e federal. Nós vamos fazer a nossa parte, tratar do legislativo municipal, porque acreditamos que aqui se trabalha bastante, se resolve problemas, aqui a gente tenta transformar a necessidade do cidadão em direito. Acreditamos que este é o poder que representa a democracia”, registrou Soraya.

Por meio de uma apresentação em um data show, a presidente esclareceu aos presentes sobre as funções do vereador no processo político administrativo do município e apresentou números dos trabalhos realizados pelos vereadores de janeiro de 2013 a junho deste ano.

“Somos cobrados por coisas que não competem a nós vereadores. Não podemos criar nenhuma lei que vá onerar os cofres da prefeitura. Este tipo de matéria é exclusiva do prefeito. O trabalho do vereador não se resume somente a participação nas sessões da Câmara. Ele vai muito além disso. O vereador está sempre presente na comunidade, no meio da população, ouvindo suas reivindicações. A participação nas reuniões da Câmara é a parte mais fácil do papel de vereador, pois o seu trabalho é bem maior que isso”, explicou a presidente, pedindo que as lideranças que compareceram ao encontro difundam as informações recebidas junto da população.

Balanço de atividades da Câmara

Mobilizando autoridades e lideranças dos mais diversos segmentos da sociedade, a Câmara realizou a Audiência Pública de Combate às Drogas. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas, foi realizado em Guatá, no dia 12 de maio deste ano.

Anualmente, desde 2012, a Câmara presta homenagem a dez personalidades que se destacaram no município. A Comenda Vereadora Dilma do Espírito Santo foi instituída por iniciativa do então vereador Júlio César Cardoso.

Ações legislativas nos últimos 18 meses

– 45 Sessões Ordinárias

– 05 Sessões Extraordinárias

– 02 Sessões Solenes

– Total: 52 Sessões

– 367 Indicações (sugestões ao prefeito)

– 084 Requerimentos (sugestões a outras autoridades)

– 017 Moções (exprimem o sentimento do Poder Legislativo)

– 028 Pedidos de Informações (ao prefeito)

– Total: 496 proposições encaminhadas

– 078 Projetos de Leis (do Executivo)

– 009 Projetos de Leis (do Legislativo)

– 007 Projetos de Resolução (do Legislativo)

– 516 ofícios encaminhados ao Prefeito

– 182 ofícios encaminhados a diversos órgãos

[soliloquy id=”75527″]