Geral

Câmara Setorial da Uva e do Vinho se reúne em Urussanga

Reunião discute desenvolvimento do vinho

Foto: Karla Ribeiro

Foto: Karla Ribeiro

O vinho Goethe foi pauta da reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de Santa Catarina realizada na manhã dessa quinta-feira (7) na sede da Associação Pro-Goethe e Central Turística de Urussanga. A cidade foi escolhida para sediar a reunião em virtude da 15ª Festa do Vinho que segue até o domingo, 10 de agosto. Participaram da reunião representantes da Epagri, Embrapa, Santur e Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, além da Associação Pro-Goethe.

Uma Câmara Setorial de Estado é uma comissão formada por representantes dos setores organizados da cadeia produtiva formando uma paridade com instituições governamentais, que se reúnem para analisar, discutir e propor soluções relativas aos principais produtos e atividades das áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. No caso da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, participam representantes relacionados à viticultura pertencentes a diversos órgãos.

“Para nós é muito importante sediarmos uma reunião da Câmara Setorial, pois sabemos que ela reúne o mais alto escalão na área da uva e do vinho com poder de reforçar a área, podendo sensibilizar a produção de vinho na nossa região”, enfatizou o presidente da Associação Pro-Goethe.

O prefeito de Urussanga, Johnny Felippe, também participou da reunião, agradecendo a presença de todos na cidade. “Queremos que o espumante Goethe deixe uma marca na nossa região, ficando conhecido no mundo todo. E vamos conseguir com o apoio de todos vocês, pesquisadores da área”, frisou.

O enólogo da Epagri Stevan Grüztam Arcari afirmou que a reunião da Câmara Setorial, com a reunião dos principais representantes ligados à uva e ao vinho, certamente vem a colaborar com o setor. “O grupo se reúne de três a quatro vezes por ano para discutir as questões que envolvem o setor, relacionados à economia, a toda a conjuntura, enfim, e, neste ano, a Câmara da Uva e do Vinho achou melhor fazer a reunião em Urussanga”, pontuou. Para Arcari, a reunião foi positiva, trazendo informações relativas à legislação de espumante e também com pesquisa na área. “Realizar este tipo de reunião é importante porque ela homogeneíza os diferentes polos produtivos”, finalizou.

A próxima reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho acontecerá em São Joaquim, no mês de novembro.

Colaboração: Karla Ribeiro/Comunicação Urussanga