Geral

Caminhada, luzes e missa abrem a 64ª Festa de São Donato

A 64ª edição da Festa de São Donato iniciou na noite de ontem em frente ao Hospital São Donato. Em seguida aconteceu a caminhada que conduziu padroeiro de Içara até a Praça da Matriz onde o Santo foi paramentado (Casa da Cultura) e depois foram acesas as luzes que passam a iluminar a torre.

Na cerimônia religiosa o governo municipal esteve representado pelo prefeito e primeira dama, Murialdo Gastaldon e Ceneli Freitas Gastaldon; pelo vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim; e pela presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski, que entraram na igreja levando as bandeiras de Içara, Santa Catarina e Brasil, respectivamente.

“Esta é uma festa religiosa tradicional na região, que envolve e atrai muitas pessoas. É mais uma importante data para refletirmos sobre a nossa espiritualidade. Na ocasião temos ainda a Feira da Indústria e Comércio. Um espaço reservado para que dezenas de empresas tenham a oportunidade de apresentarem seus produtos, fecharem bons negócios e ampliarem o número de clientes”, assinalou o prefeito Murialdo Gastaldon acrescentando que as atrações artísticas também contribuem com o sucesso da festa.

Após a celebração os fiéis que saiam da igreja e as pessoas que estavam na praça acompanhando as atrações foram surpreendidos por Flash Mob apresentando pelos alunos da oficina de danças urbanas da Fundação Cultural (responsável pela programação artística da festa), pelos dançarinos do Soul Dance, e coordenado pela coreógrafa Lidiane Frello. O palco ainda foi abrilhantado por Ana Paula Musical; Instituto de Arte Integrada de Içara (MIVA); e Show com Cintia e Mateus.

Nos stands da Feira da Indústria e Comércio, montados no ginásio da Escola Estadual Professora Salete Scotti dos Santos, o movimento também foi intenso. No local a Administração Municipal está com espaço institucional e a equipe da Fundação Assistencial de Içara (FAI) expõe os trabalhos feitos nos clubes de mães. Já a programação

Hoje (07), dia de São Donato e feriado municipal as atividades iniciam às 12h com almoço festivo embalado por Sabrina Ghisi – Leandro Dal Ponto e Banda; às 14 horas a Fundação Cultural sobe ao palco com a oficina de Violão, em seguida Canto Coral, Balé Clássico e Danças Urbanas fechando as apresentações com Zumba Fitness, às 16h.

Já na sexta-feira, a noite será repleta de encanto com as apresentações das etnias que colonizaram o município. A partir das 21h o palco será preenchido com apresentações de Capoeira e dos grupos: Rancho Açoriano (Criciúma), Açor Sul (Sombrio), Ítalo (Nova Veneza) e Italiano.

A programação de sábado será recheada de canto com a Mostra de Corais, a partir das 18h, nas escadas da Matriz. E no domingo (10), último dia das festividades, a Fundação Municipal de Esportes vai estar na praça com a equipe de Karatê e jogos diversos; e em seguida a Rádio 104.9 transmitirá programa diretamente do palco principal.

Colaboração: Alexandra Cavaler

[soliloquy id=”80006″]