Saúde

Campanha de vacinação contra hepatite B inicia neste sábado

Foto: Daniela Goulart/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Foto: Daniela Goulart/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

A campanha de vacinação contra a hepatite B, neste ano, inicia neste sábado com o Dia D da Vacinação. Todas as unidades com sala de vacina, em Tubarão, estarão com atendimento especial, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço.  As doses já estão disponíveis no Núcleo de Epidemiologia do município.

Esta campanha tem como objetivo dar início ao sistema vacinal contra a hepatite e colocar em dia as carteiras de vacinação. 

Para as crianças a partir de 1 ano de idade, jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores também devem tomar a vacina.

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O diagnóstico precoce é de grande importância, para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose. Este tipo de hepatite é transmitido pelo sangue e, ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

Locais de vacina

Segundo o jornal Notisul, as doses podem ser encontradas em unidades de saúde com salas de vacina, localizadas nas comunidades de Bom Pastor, São Martinho 1, São Martinho 2, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fábio Silva, Sertão dos Corrêa, Mato Alto, Km 60, Caic, Morrotes e Sais; e as policlínicas de referência: Becker e Central.

Crianças

Para os menores de um ano de idade, o calendário básico de vacinação indica uma dose desta vacina ao nascer, das quais o esquema é completado com três doses pentavalente, aos dois, quatro e seis meses. Além de proteger contra a hepatite B, a vacina também previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.