Geral

Campanha “Faça valer seu tempo” orienta sobre o tempo nas filas dos bancos

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Foi lançada nesta segunda-feira a Campanha “Faça Valer Seu Tempo” – Em caso de espera excessiva em filas de bancos denuncie no PROCON – nas agências bancárias do centro de Criciúma.

Um panfleto foi entregue aos usuários e clientes em espera nas filas nas agências da Caixa, Itaú e Banco do Brasil no centro e segue amanhã (5) nas demais agências. Na próxima terça-feira, (12),a campanha chega em Içara onde existe a  lei municipal limitando o tempo de espera nas filas dos bancos.

A iniciativa é do Sindicato dos Bancários de Criciúma e tem o apoio do Programa de Defesa do Consumidor (PROCON) de Criciúma. O objetivo, segundo o presidente do Sindicato, Edegar Generoso é  orientar a população sobre os seus diretos como cidadãos que eles devem denunciar quando estiverem muito tempo nas filas dos bancos  para serem atendidas.

Conforme o sindicalista a Lei Municipal de setembro de 2001 estabelece e obriga os bancos a efetuarem o atendimento até 20  minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados, nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, e dos dias de recolhimento de tributos municipais, estaduais e federais.

Se eles não cumprirem o que determina a lei o Procon deverá ser informado para que as medidas punitivas sejam aplicadas contra as instituições financeiras. “Para validar a denúncia é necessário a  comprovação do tempo de espera pelo usuário por meio de um “bilhete da senha” de atendimento, onde deverá constar impresso mecanicamente, o horário de recebimento da “senha” e manualmente o horário que se efetivar o atendimento ao cliente”, explica.

Colaboração: Maristela Benedet