Geral

Campanha mobiliza orleanenses

Em seu sétimo dia de campanha, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) mobilizou praticamente toda a cidade de Orleans nesta terça-feira (7). O sucesso do Outubro Rosa foi confirmado com a boa participação e engajamento da população, no evento realizado na Praça Celso Ramos, no Centro. Vendas de camisetas, panfletagens e orientações ocorreram ao longo de todo dia.

Com as boas temperaturas registradas, grupos de voluntárias realizaram a entrega de materiais educativos sobre os principais cânceres que afetam a população na atualidade e os benefícios em prevenir-se com os exames. A divulgação aconteceu durante as abordagens aos pedestres, motoristas e até no comércio. A movimentação foi uma iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Empresa Plaszom, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Centro Médico de Diagnóstico por Imagem – CEMEDI e Rádio Cultura FM.

Segundo a voluntária, Maria Gorete Lotin Jung, com o movimento Outubro Rosa, os números de exames preventivos aumentam consideravelmente durante os 30 dias. “Os trabalhos da rede são feitos o ano todo, porém agora é tempo de conscientizar e reforçar quais os objetivos da nossa organização. Somente em 2013, a rede realizou 1800 exames. Nossa meta este ano é chegar ao mesmo patamar ou ainda mais”, relata a voluntária, acrescentando que o procedimento dever ser realizado todos os anos.

Maria Gorete destaca ainda a importância do exame e dá uma dica importante para não se esquecer dele. “A dica que damos é que as mulheres façam o teste no mês em que aniversariam. Assim, fica difícil esquecer-se de dar aquela passadinha na sede da rede anualmente”, pontua Gorete.

Durante o evento, foram comercializadas cerca de 50 camisetas. Conforme a assistente social da Plaszom e voluntária da RFCC, Simone Schambeck Andrade Milack, a procura pelas camisetas da campanha é grande, tanto por parte das pessoas como por empresas da região. “É gratificante a aceitação de toda a população em adquirir e contribuir com a rede. É uma atitude cidadã, pois ajuda na manutenção da entidade durante os 365 dias do ano. Na Plaszom, nossos colaboradores estão vestindo rosa e cerca de 100 camisetas já foram adquiridas”, destaca Simone.

As funcionárias da Plaszom, Nadir, Daniela, Cleimar, Dayane e Márcia auxiliaram na entrega de panfletos pela manhã.

Satisfeita com a campanha, a voluntária Elzira Berger Zomer, a Dona Neni, informa que o incentivo para os exames preventivos também devem ser feitos pelos homens de Orleans. “Os maridos devem convidar suas mulheres a realizar o preventivo”, afirma, relatando que no próximo mês, a cidade viverá a campanha Novembro Azul. “Será a vez dos homens. O objetivo será a prevenção do câncer de próstata e outros cânceres. Faremos a comercialização de camisetas e panfletagens”, finaliza Dona Neni.

[soliloquy id=”91012″]