Geral

Catarinenses devem gastar mais com presentes no Dia das Mães

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) apontou que os catarinenses devem gastar mais na compra do presente do Dia das Mães neste ano.
 
Os consumidores devem gastar, em média, R$ 188,55 com a compra da lembrança, valor que pode ter uma pequena variação conforme o município, mas com o índice em torno de 24,5%. O número é justificado pela evolução da situação financeira das famílias. 
 
Para presidente da FCDL/SC, Sérgio Medeiros, o objetivo da divulgação dos dados é orientar os empresários para as vendas e revelar as principais tendências de compras.
 
“A pesquisa torna-se mais eficaz, pois os consumidores já estão no clima e com intenção de compras definidas”, ressalta Sérgio.
 
Conforme o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, este estudo é fundamental para que nossos empresários possam se preparar para estas datas comemorativas, disponibilizando produtos e formas de pagamento que estejam de acordo com o que os clientes procuram.
 
Para o presidente da CDL de Tubarão, Felipe Nascimento, há realmente uma expectativa de acréscimo nas vendas deste ano. “Em nossa região, o aumento ficará em torno de 4%, com relação ao ano passado”, informa Felipe à reportagem do jornal Notisul.
 
“O índice de mais de 20% divulgado na pesquisa é bastante considerável. Este valor é sobre a intenção do gasto, e não do aumento das vendas”, explica Felipe.
 
Dados da pesquisa

O consumidor do Dia das Mães é formado, em sua maioria, por mulheres jovens, com idade entre 18 e 35 anos, com grau de instrução entre o ensino médio e superior completo. 

A pesquisa mostra, ainda, que o vestuário lidera a preferência dos catarinenses, em 42,3%. O comércio de rua também é o local preferido para realizar as compras, com expressividade de 64,9%. Em seguida, estão os shoppings centers, com 23,2%.