Geral

Cavalgada relembra trajeto dos antigos tropeiros

Foto: Digiphotus/Divulgação

Foto: Digiphotus/Divulgação

No século 18, para conseguir algum produto da Serra Catarinense, a expectativa era a chegada dos tropeiros. De Lages à Laguna, eram percorridos aproximadamente 300 quilômetros. Eles vinham montados em mulas e cavalos e faziam o intercâmbio comercial. Na volta para casa, levaram peixes e crustáceos dos barqueiros de Laguna, utilizando o rio Tubarão como cenário.   

Neste sábado (24), a história destes desbravadores será lembrada por cavaleiros e amazonas da região. Ás 9h, no Iate Clube, uma comitiva de barcos irá percorrer o rio saindo da lagoa Santo Antônio em direção ao município de Tubarão. A prefeita em exercício, Ivete Scopel, salienta a importância histórica do evento. “Uma forma de homenagear os tropeiros”, disse. 

Às 10h será realizado no Clube Náutico de Tubarão o encontro entre os integrantes Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra e o grupo de Laguna. O encontro será realizado pelo segundo ano e tem como objetivo relembrar as trocas dos produtos que eram trazidos pelos tropeiros e barqueiros. 

Da Serra são trazidas pinhas e maçãs, e de Laguna, peixe. A atividade será realizada às margens do Rio Tubarão. Após a troca simbólica haverá apresentações musicais e de teatro. A ação faz parte do aniversário de 144 anos da cidade de Tubarão, tem apoio da prefeitura de Laguna e também dos clubes 29 de Junho e do Clube Náutico de Tubarão.