Geral

Celesc vai exigir novo padrão de entrada de energia elétrica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de dezembro, a Celesc passará a exigir um novo padrão de entrada de energia elétrica. De acordo com o engenheiro da agência de Tubarão, Márcio Bittencourt, a principal diferença entre o antigo e o novo, é que a caixa de medição passará a ser incorporada ao poste, com o objetivo de diminuir o tempo de ligação de energia elétrica.

O novo poste, apelidado de “kit postinho”, estará disponível em Orleans, na empresa Tezza Artefatos de Cimento, a partir de janeiro. Em Lauro Müller, o produto já está sendo fabricado pela empresa Padrone, que foi homologada esta semana pela Celesc. As duas fabricantes disponibilizarão o produtor para a região da Amrec.

“Pretendemos melhorar o atendimento aos consumidores. Havia muita rejeição durante o pedido de ligação. Para realizar as novas ligações de energia elétrica, deve estar conforme os padrões da Celesc. Havia muitos erros por parte de quem fazia o padrão de entrada. Com o quadro de medição embutida, praticamente zera essas situações”, explicou.

Atualmente, o consumidor precisa esperar a vistoria antes de ligar a energia. Se algo estiver errado na instalação, serão mais dias de espera, até que tudo esteja de acordo. Com o novo padrão, o consumidor não terá que esperar todo esse tempo, pois diminuirá as chances de imprevisto.

“Dessa forma, irá facilitar para o proprietário e para a empresa. Havia muitos problemas e desperdício de tempo e, consequentemente, de dinheiro para todos os lados. Isso será corrigido através do novo formato. Além disso, a nova ligação tem proteção contra raios e dificulta a fraude através de ligações clandestinas”, ressalta.

O novo padrão virá ainda com um Dispositivo de Proteção contra Surto – DPS, evitando a queima de equipamentos nas residências, seja por conta de manobras na rede ou de descargas elétricas durante trovoadas. Além disso, a exigência é que o poste com a caixa embutida seja instalado no limite da propriedade com a via pública. Isso irá facilitar o acesso para leitura do medidor.

O novo padrão será exigido para as novas ligações de energia elétrica e vale a partir do dia 1º de dezembro. “Há mais de 30 empresas no estado que são homologadas e estão produzindo”. Veja as localizações: três em Joinville, duas em Jaguaruna, duas em Palmitos, Tubarão, São Bento do Sul, Rio do Sul, Barra Velha, Chapecó, Brusque, Mafra, Jaraguá do Sul, Guaraciaba, Canoinhas, Rio do Campo, Santo Amaro da Imperatriz, Fraiburgo, Balneário Piçarras, Capinzal, Jupiá, Saudades, Navegantes, Camboriú, Vitor Meireles e Taió.