Geral

Centro de Valorização da Vida de Criciúma completa 10 anos este mês

Entidade atua para prevenir os casos de suicídios na região de Criciúma

Neste mês, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem a Polícia Civil como parceira, completa 10 anos de atuação, apoiando por telefone e pessoalmente para prevenir os casos de suicídios na região de Criciúma, que já ocupam o segundo lugar em causas mortes na região. Em 2012 foram registrados 30 casos, em 2013, 46, e, neste ano (até 27 de fevereiro), oito casos.

Nos últimos dez anos, foram 339 óbitos por suicídio, segundo o IML de Criciúma. “Não devemos fechar os olhos para o problema, que além do compromisso social que devemos ter, mais do que evidente, é uma questão de saúde e segurança pública, pois esses casos só perdem em números de ocorrências com os acidentes de trânsito”, afirmou o policial civil Almir Souza, membro do grupo Multi-Institucional que integra o CVV.

O CVV dispõe de atendimento pessoal  de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Pedro Benedet, n.º 46, Edifício Martinho Acácio Gomes (sala 321) ou  pelos telefones: 3439-0222 ou 141 (24h), inclusive sábados, domingos e feriados.  Atualmente, o CVV conta com 24 voluntários, que oferecem apoio emocional, de forma anônima e sigilosa.

Programa de Seleção de Voluntários

Os interessados em serem voluntários devem ter mais de 18 anos, espírito solidário, e disponibilidade de 4hs e meia para Plantão Semanal. Para isso, é necessário fazer o curso preparatório. A principal característica do voluntário é o anonimato deles e das pessoas que o procura, além do sigilo das conversas.

Seja um Voluntário do CVV – Ligue: (48) 3439-0222 (deixe seu nome e telefone para contato)

Doações: Se tiver interesse em ajudar o CVV, mas não pode se tornar um voluntário, outra opção é a Doação de Livros para comercialização na feira de livros usados, que ocorre todos os anos. 

Colaboração: Isabel Muniz Corradini