Sem Categoria

Cerca de 800 mil foram afetados por efeitos de tornado e vendavais em SC

Em Xanxerê, houve duas mortes e quase 4 mil casas foram danificadas

Cerca de 800 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos dos tornados e vendavais que atingiram o Oeste de Santa Catarinana segunda-feira (20). Os dados são de um relatório parcial divulgado pela Defesa Civil do estado na noite desta quarta (22).

Segundo o órgão Xanxerê foi a cidade mais atingida. No município, um tornado com velocidade de até 330 km/h deixou 3.944 casas danificadas, segundo o Formulário de Identificação de Desastre – Fide, encaminhado nesta quarta ao Ministério de Integração Nacional. O documento é necessário para a homologação do decreto de calamidade pública por parte do estado.

No município, dois homens morreram. Foram feitos 300 atendimentos médicos emergenciais e 100 pessoas foram levadas a hospitais. Destas, três tiveram registro de amputações. Segundo o relatório, até a noite desta quarta, havia 2,1 mil desalojados na cidade e 186 desabrigados.

No Hospital Regional São Paulo, emXanxerê, nove pessoas seguiam internadas até a noite desta quarta. Já em Chapecó, no Hospital Regional do Oeste, outros quatro feridos permaneciam hospitalziados.

Conforme a Defesa Civil, muitos moradores não foram para abrigos porque dormem em carros ou montam estruturas de lona perto das casas danificadas. A intenção deles é fazer a segurança do que sobrou da própria residência.

Segundo o Fide, 10 edificações públicas foram atingidas pelo tornado, incluindo escolas. Uma ponte também foi destruída. São estimados R$ 12,6 milhões em prejuízos na área pública e R$ 45,4 milhões em propriedades particulares. Um morador da cidade registrou momentos da aproximação do tornado. "Foram 30 segundos que duraram uma eternidade", disse.

Outros municípios

Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia foram os municípios que informaram a Defesa Civil sobre algum tipo de ocorrência, mas, de acordo com levantamento preliminar, cerca de 20 cidades foram afetadas de alguma forma pelo evento.

Ponte Serrada, onde também houve tornado, e Passos Maia não tinham o Fide pronto até a noite desta quarta.

A Diretoria de Resposta aos Desastres já destinou itens de auxílio humanitário aos moradores. Até a noite desta quarta, 34 rolos de lonas, 34,2 mil telhas, mil quilos de pregos para telhas, 20 mil parafusos para telhas, 550 cestas básicas, 630 colchões de solteiro, 2.320 kits acomodação solteiro e 4 mil galões de água com cinco litros cada.

Retorno das aulas

Das 13 escolas de Xanxerê, 11 retomarão as aulas normalmente nesta quinta (23), de acordo com Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

A Escola de Educação Básica Neusa Lemos Marques e a Luiz Coradi tiveram as estruturas prejudicadas. Por isso, os alunos dessas unidades só devem voltar às salas de aula na segunda (27).

Homologação do decreto de emergência

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, homologou na tarde desta quarta-feira (22) o decreto de calamidade pública de Xanxerê, no Oeste do estado.

Em seguida, o documento seguirá para Brasília, onde será analisado pelo Ministério de Integração Nacional. O decreto passa a valer caso seja aprovado pelo órgão federal.

Doações

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Xanxerê, há um abrigo montado na cidade, no Centro Comunitário. No Parque de Exposições Femi, o Exército montou alojamento para a entrega das doações.

Entre as necessidades dos moradores estão água, alimentos não perecíveis, colchões de casal e solteiro, cobertores, travesseiros, roupa de cama, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal e toalhas. Várias cidades estão recendo doações para Xanxerê.

Abastecimento comprometido

Dois dias após o tornado, vários bairros de Xanxerê continuavam sem água. De acordo com a Companhia Catarinense de Água e Saneamento – Casan, aproximadamento 650 ligações foram danificadas na cidade, prejudicando o abastecimento.

Além disso, como há falta de energia elétrica, a água não consegue ser puxada para chegar à parte alta da cidade, a mais prejudicada. A previsão da Casan é de que o fornecimento volte ao normal em até três dias.

As cidades de Concórdia, Ponte Serrada e Chapecó também têm problemas no abastecimento, conforme a Casan.

Apoio do governo federal

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve na região atingida por tornados nesta terça e quarta. Ele chegou a Xanxerê no final da tarde de terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município. Occhi também anunciou a chegada de 200 militares do Exército, para auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.

Ponte Serrada

A Prefeitura de Ponte Serrada, localizada a cerca de 60 km de Xanxerê, decretou situação de emergência após ter sido atingida por um tornado na tarde de segunda (20). Conforme o procurador-geral do município, Leandro Baldissera, o decreto 438 de 2015 foi publicado na tarde desta terça-feira (22) do Diário Oficial do município.

Uma força tarefa, que inclui Defesa Civil, bombeiros e secretarias municipais deve concluir o  levantamento dos estragos nesta quarta. "Pelo menos 40% do município foi atingido. Ao menos 400 residências foram afetadas", informou o secretário de Administração da cidade, Valdomiro Acunha.

Segundo ele, pelo menos 30 famílias tiveram de ser deslocadas para casas de parentes e amigos. Quase 20 casas ficaram completamente destruídas.

Com informações do site G1 SC

[soliloquy id=”121264″]