Geral

Chef ensina receita para filhos surpreenderem as mães no dia delas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comida da mãe costuma ser a melhor do mundo. Neste domingo, Dia das Mães, que tal inverter os papéis e surpreende-la com um prato preparado por você? O chef do Merco Plaza Executive Hotel, Sérgio Roberto Batista, ensina o passo a passo de uma receita que, segundo ele, ficará tão saborosa quanto se tivesse sido preparada pela sua mãe. Trata-se do um Talharim Colorful. Apesar do nome exótico – garante o chef – o preparo é rápido e os ingredientes fáceis de se encontrar. “O cardápio não precisa ser complexo, mas tem que exalar carinho. Por isso elaborei essa receita com ingredientes brasileiros, fácil de fazer e com um sabor que agrada os mais diversos paladares”.

A receita sugerida por Batista serve quatro pessoas e tem um custo médio de R$ 35. Segundo ele, ela pode ser conduzida de acordo com as preferências de cada mãe. “Sugiro uma série de ingredientes, mas que podem ser substituídos sem comprometer o resultado final do prato. É uma receita bem dinâmica que permite alterações”, observa. O tempo de preparo, inclusive para quem não é íntimo de fogão e panelas, é de aproximadamente 30 minutos. “Se deixar os ingredientes separados e picadinhos no dia anterior, o preparo é ainda mais rápido”, completa.

Ingredientes à parte, o chef ressalta que o que dará peculiaridade a cada prato é a forma de preparo. “Quando mais afeto adicionado à receita, mas surpreendente ela ficará”, afirma.

Você vai precisar de:

400 gramas de talharim grano duro

200 gramas de bacon

1 cebola média

1 dente de alho

1 xícara de tomate cereja

1 xícara de brócolis

1 xícara de abobrinha menina (italiana)

1 xícara de ervilha verde

1 xícara de pimentões (verde, amarelo e vermelho)

1 xícara de palmito

2 colheres de azeite

Quanto baste de sal, pimenta e cheiro verde

Mostarda a gosto

Queijo e azeite para decorar

Modo de preparo

Corte o bacon e os legumes em cubinhos e reserve. Dar uma leve aferventada na cenoura e no brócolis, e depois escorre-los. Em uma frigideira junte as 2 colheres de óleo e o bacon até que o mesmo fique crocante. Escorra o excesso de gordura formado na frigideira e acrescente o alho e a cebola. A seguir, os demais ingredientes devem ser incluídos aos poucos. “Sempre os mexendo com o auxílio de uma espátula para que não grudem”, observa o chef. Meia xícara da água do palmito e um pouco de mostarda podem ser incorporados à mistura. Quando os legumes estiverem ao dente, estão prontos.

Cozinhe o macarrão somente em água e sal grosso. É importante que a massa não cozinhe demais. Ela deve estar al dente. Macarrão cozido, é hora de juntá-lo aos legumes, corrigir o sal e acrescentar o cheiro verde.

Sugestão do chef

Montar os pratos individualmente. Para decorar pode ser utilizado um bom azeite de oliva. Além de ressaltar o sabor, dará mais brilho ao prato.

Colaboração: Saimon Novack